RPG 2ic
Refletindo sobre a próxima atualização ( polêmica ) do RPG 2ic!
J.Maximus explica melhor qual é a idéia...
• Por jmaximus em 21 de Maio de 2012
• Esta matéria tem 19 comentários!

Ontem, falamos sobre " RPG 2ic e sua próxima atualização: Pílula azul ou a vermelha...? " o que gerou diversos comentários e preocupações. Eu já sabia que tal novidade seria polêmica - mais um motivo para eu falar sobre ela antes de seu lançamento - mas venho aqui, esclarecer ainda mais sobre esta mudança, para mostrar à vocês, que não há motivos para preocupação!

Vamos dividir a situação em duas preferências possíveis - uma delas será, provavelmente, a sua... - e chamá-las de Preferência "A" e Preferência "B":

► Preferência "A" - Aqueles que apreciam o nosso esforço em tentar manter um ambiente saudável, agradável e sem excessos.

► Preferência "B" - Aqueles que já tem mais idade e querem mais liberdade na narrativa de seus jogos, que não se ofendem se expostos à situações fictícias extremas.

E o que você terá que fazer na próxima atualização do RPG 2ic...?

► Preferência "A" - Nada...

► Preferência "B" - Primeiro, atender aos requisitos explicados ontem ( Possuir 43.200 minutos ou mais online no RPG 2ic ou ser RPGista Premium ). Em segundo, ir até a janela " Perfil e Configurações " e manifestar a sua vontade desligando a opção " Enxergar e acessar apenas salas de Conteúdo Livre ".

E quais serão as mudanças no RPG 2ic para você...?

► Preferência "A" - Nada...

► Preferência "B" - Passará a enxergar salas com um fundo em tom vermelho escuro além das tradicionais salas de fundo cinza. Estas salas de fundo vermelho escuro foram classificadas pelo próprio Narrador ( Ou por um Operador ), como uma sala de Conteúdo Restrito. Desta forma, é possível que o conteúdo desta sala seja mais forte ( nível alto de violência, sensualidade, etc... ) e indicado para maiores de 18 anos. PORÉM, as regras de aprovação de imagens serão as mesmas, para ambos os tipos de sala ( É perfeitamente possível criar avatares de NPC's sensuais sem ser vulgar... Vamos manter o bom gosto! ). Também não será permitido nomear a sala com palavrões ou frases que remetam à pura e simples pornografia.
É válido lembrar que, qualquer coisa que é considerada crime no Brasil, continua sendo proibido no RPG 2ic. Então é expressamente proibido narrar histórias que incentivem estupro, pedofilia, discriminação ( cor, raça, sexo, crença ou opção sexual ). Nada além do que já está no nosso Termos de Uso, há anos.
Imagens enviadas pelo "Imagem Rápida" não passam pela equipe do Portal RPG Online, logo, é dever do Narrador enviar imagens compatíveis com as pessoas que estão dentro da sala. ( Mas lembrando que para alguém ver essas imagens, também é necessário manifestar essa vontade, desligando a opção "Dentro das salas, ver apenas imagens aprovadas pela Equipe do Portal RPG Online!" que também fica na janela "Perfil e Configurações" ).

Conclusão:

Se você prefere que tudo continue como está, basta não desligar a nova opção. Se você quiser mais liberdade, desligue-a. Simples assim!
Eu arrisco a dizer que à médio/longo prazo, as salas livres serão ainda mais "corretas" do que são hoje. A natureza desta nova opção surgiu pois não só porque alguns Narradores precisam de mais liberdade, mas até porque alguns cenários "pedem isso" ( Por exemplo, Storyteller / Storytelling / etc... ).

Entendam que, estou dando a opção da escolha para vocês! Imagine que eu dou de presente um tênis para uma criança... se ela se enforcar com o cadarço, a culpa é minha...? É o que eu tento fazer aqui: Oferecer uma ferramenta para vocês jogarem Role Playing Game pela internet e a minha intenção é que vocês o usem, da melhor forma possível.

Outras coisas sobre a próxima atualização:
- Sim, estou caçando o Bug do HP/MP zero;
- Além dessa novidade, estou trabalhando em outra... mas ainda não vou anunciar, pois ainda não está pronta...
- A previsão do lançamento é começo de Junho/2012. Se a outra novidade não ficar pronta até lá, irei escondê-la, e lançarei sem ela. Na sequência, volto a trabalhar nela e tento lançar outra atualização antes de Julho/2012.

Bom jogo!

« Matéria Anterior «
O que você vai escolher...?
• Em 20/05/2012
» Próxima Matéria »
Veja toda a narrativa das lutas do torneio!
• Em 27/05/2012
Tem algo a dizer sobre este assunto...? Envie o seu comentário via Facebook!

r4f43l0c ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 21:34
Achei bem legal a atualização; com certeza permitirá a maior liberdade para narradores, também como para os usuários. É bem interessante o fato de podermos restringir nossa sala ao público, evitando assim constrangimentos desnecessários.
Mas ainda sim, acredito que esse limite de tempo seja um pouco grande. O limite irá inibir muitos jogadores que começaram no programa recentemente, e querem jogar em salas mais adultas. Proponho como solução, além de um limite menor, a possibilidade de OPs conseguirem remover o limite para certos usuários novos à pedido do Narrador; mediante uma breve avaliação.

Atenciosamente,
Rafael
lenamargarida ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 22:05
... Eu acho que vocês não estão entendendo a moral dessa classificação. Não é o narrador mediano que vai ter que se preocupar com isso. Não é uma menção de sangue numa sala medieval ou algumas cenas um pouco mais violentas que marcam a sala como vermelha. Poxa, gente... pensem assim! As salas de agora, são praticamente todas azuis. Quem conhece o T e alguns outros mestres mais... hardcore, digamos assim... que as vezes tratam casos mais complexos de tortura, dor, outros assuntos mais chocantes, normalmente colocam um aviso pendurado na sala avisando que não é pra corações fracos. Agora, do jeito que as coisas tão, o que vai acontecer é que ALGUMAS salas vão ser marcadas como vermelhas. Poxa, ninguém tá... querendo que os jogos sejam campos de flores. Só que jogos mais extremos não são pra qualquer um. Pensem assim... numa escala de violência, de 0 a 10, só as salas com violência 9 ou 10 seriam vermelhas, na minha opinião. Não é pra salas azuis serem puritanas. Não confundam as coisas, poxa... Eu adorei isso!
gaard ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 22:24
Bem, agora com um pouco mais de informação, posso comentar minha opinião...

É bom ver o trabalho do Joule, saber que o Portal e o 2ic estão caminhando. E é bom lembrar que os mesmos são um benefício oferecidos pelo amor de algumas pessoas ao RPG e não um direito, como quando você compra alguma coisa.

Eu, na MINHA humilde opinião, achei essa atualização um tanto quanto desnecessária. Claro que nós, os usuários, não temos o direito de exigir nada, mas podemos compartilhar das diversas opiniões postadas aqui para tentar dar o melhor caminho para o Portal. Pois bem, o que provavelmente irá acontecer é que cada vez mais vamos ter salas restritas nem tanto por uma questão de organização, mas para divulgação, como disse a Rosen, em um comentário da matéria anterior... Qual o narrador que vai deixar sua sala com a bolinha azul, se ele pode "chamar a atenção" dos usuários com uma sala "restrita", com conteúdo mais adulto e envolvente? Eu um ponto positivo em bloquear as red rooms para os novatos, assim quem está começando não terá nenhuma visão distorcida do que é RPG. Mas como ponto negativo, vamos ter (mais ainda) o afastamento dos novatos do resto da comunidade. Vai chegar o dia em que um novato entre no programa e não ache UMA sala para começar a jogar no 2ic, porque as red rooms não apareceram na busca do cara.

E ainda temos um outro ponto, as pessoas hoje em dia tem uma visão completamente distorcida do que é "liberdade". Então quando um narrador deixa sua sala como "restrita" ele praticamente está dizendo "Tudo liberado!" e não é bem assim que as coisas funcionam....
EU, como narrador, acho que um RPG precisa ter temas mais fortes, sensualidade e violência, isso faz parte do Roleplay em si. Só que, o responsável pelo que acontece dentro da sala de jogo É o narrador. Eu posso muito bem deixar uma sala com bolinha azul e narrar os mesmos temas que narraria em uma sala restrita e, quem iria perceber?.. Ninguém! O narrador deve ter em mente a maturidade de seu grupo e ter bom senso para abordar temas mais adultos.

Enfim, a liberdade narrativa que todos querem está e sempre esteve presente. As red rooms apenas indicam o óbvio.

Espero que a divergência de opiniões ajude o Portal a crescer. Quem prestigia o trabalho do Joule desde o antigo 2ic, como eu, sabe que cada atualização é feita com a melhor das intenções por parte da equipe... Mas as vezes é preciso confrontar pontos de vistas opostos para saber o melhor caminho a se seguir.

Vou ficando por aqui. abraços a todos;
  Gard! \oBem, agora com um pouco mais de informação, posso comentar minha opinião...

É bom ver o trabalho do Joule, saber que o Portal e o 2ic estão caminhando. E é bom lembrar que os mesmos são um benefício oferecidos pelo amor de algumas pessoas ao RPG e não um direito, como quando você compra alguma coisa.

Eu, na MINHA humilde opinião, achei essa atualização um tanto quanto desnecessária. Claro que nós, os usuários, não temos o direito de exigir nada, mas podemos compartilhar das diversas opiniões postadas aqui para tentar dar o melhor caminho para o Portal. Pois bem, o que provavelmente irá acontecer é que cada vez mais vamos ter salas restritas nem tanto por uma questão de organização, mas para divulgação, como disse a Rosen, em um comentário da matéria anterior... Qual o narrador que vai deixar sua sala com a bolinha azul, se ele pode "chamar a atenção" dos usuários com uma sala "restrita", com conteúdo mais adulto e envolvente? Eu um ponto positivo em bloquear as red rooms para os novatos, assim quem está começando não terá nenhuma visão distorcida do que é RPG. Mas como ponto negativo, vamos ter (mais ainda) o afastamento dos novatos do resto da comunidade. Vai chegar o dia em que um novato entre no programa e não ache UMA sala para começar a jogar no 2ic, porque as red rooms não apareceram na busca do cara.

E ainda temos um outro ponto, as pessoas hoje em dia tem uma visão completamente distorcida do que é "liberdade". Então quando um narrador deixa sua sala como "restrita" ele praticamente está dizendo "Tudo liberado!" e não é bem assim que as coisas funcionam....
EU, como narrador, acho que um RPG precisa ter temas mais fortes, sensualidade e violência, isso faz parte do Roleplay em si. Só que, o responsável pelo que acontece dentro da sala de jogo É o narrador. Eu posso muito bem deixar uma sala com bolinha azul e narrar os mesmos temas que narraria em uma sala restrita e, quem iria perceber?.. Ninguém! O narrador deve ter em mente a maturidade de seu grupo e ter bom senso para abordar temas mais adultos.

Enfim, a liberdade narrativa que todos querem está e sempre esteve presente. As red rooms apenas indicam o óbvio.

Espero que a divergência de opiniões ajude o Portal a crescer. Quem prestigia o trabalho do Joule desde o antigo 2ic, como eu, sabe que cada atualização é feita com a melhor das intenções por parte da equipe... Mas as vezes é preciso confrontar pontos de vistas opostos para saber o melhor caminho a se seguir.

Vou ficando por aqui. abraços a todos;
  Gard! \o
billy001 ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 22:29
Eu vou concordar um pouco mais depois dessa explicação. Acredito que o Portal esteja dando liberdade para o Mestre ( com seus jogadores ). Enfim, acredito que muitas pessoas irão interpretar de formas diferentes, mas nada irá mudar o conceito da atualização. 

O jeito é aguardar e tirar proveito. Cabe vim da cabeça de cada Mestre o que colocar em sua sala. Se escolher a vermelha, tudo bem, narre ( com ética ) de acordo com os princípios do jogo. Mas eu ainda acho que ainda vai dar dor de cabeça... Pode não ser grande, pois dificilmente uma reclamação se torna polêmica, mas até acostumar vai ser dose.. hahahahahaha...

Abraços ^^
havenngar ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 22:40
Eu fico imaginando que muitos dos jogadores tem menos de 18 anos, eles podem usar a cabeça e entrar em salas restritas. Não sei se vai ser muito diferente do que é hoje... Talvez até complique um pouco se pensar bem na situação. Espero que de certo.
gaburieru ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 22:54
Ótima explicação. Acho que isso sanará as dúvidas e eventuais críticas. Ou pelo menos assim espero.
jotafox ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 23:05
NOTA DE RECONHECIMENTO: Assim que li sobre a nova atualização (no tópico anterior) fui rápido em emitir minhas críticas tendo como base a liberdade concedida aos usuários ávidos em narrar/jogar jogos pornográficos (hentai), imaginando que este local já tido como nosso refúgio se tornaria uma rede de motéis e casas noturnas. 
Agora preciso "dar o braço a torcer" e ser humilde em reconhecer que acredito ter sido um tanto precipitado. Pensando melhor (e com a ajuda deste novo tópico publicado) creio que será possível uma convivência pacífica entre os dois mundos, percebendo uma clara divisão entre eles ("A" e "B").
Ainda acredito que a pornografia vai jorrar no mundo "B" como um fim de semana em Sodoma e Gomorra! Mas creio que seja possível, sendo uma opção navegar entre os dois mundos, ignorar as possíveis aberrações que surgirão.
E o melhor: De certo modo está sendo criado uma espécie de filtro, levando os jogadores "Sodomitas" para seu lugar de direito e deixando o mundo "A" mais habitável.
Levando isto em consideração: Parabens pela iniciativa, sr Maximus.
ale159 ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 23:21
Achei muito bom isto, este post explicou melhor, muito bom post J., eu tenho menos de 18 anos, apenas 13, mas não me importo com nenhuma cena de tortura, sensura, nada, até porque é um rpg, a sala fica mais legal, os narradores podem ficar mais livres, adorei isso, valeu! xD
gaard ] 
• Em 21 de Maio de de 2012 às 23:59
LOL... desculpem pelo post duplicado! "-"
Mas enfim... Até mais. \o
fractius ] 
• Em 22 de Maio de de 2012 às 08:59
Bom dia a todos. Bom, eu ainda descordo com os comentários de alguns e daqui também em respeito a nova atualização. Como alguns aqui, não irei citar nomes... discordo que pessoas com bolinhas azuis narrem o que quiser. Pois, é por isso que há os Operadores para investigarem, pois antigamente e até agora antes da atualização esses termos mais "fortes" eram proibidos. Porque da pílula vermelha ? Simples, para menores de idades não entrarem e novatos se quiserem jogar em uma sala vermelha ? Simples ele terá que esperar o tempo determinado para poder entrar na sala e até lá terá a equipe para explicar a ele e a sala de Suporte do Gabu, tenho certeza que terá todas as explicações sobre esta nova atualização. Isso é apenas para um controle mais formidável, no lugar de uma bagunça e banimentos desnecessários. A ideia foi ótima em relação a isso, até eu em minhas salas de Vampiro: A Máscara, gosto de por um tema mais adulto, com sensualidade, incluir religiões pagãs e coisas do gênero. Creio que é isso, tudo há o seu tempo e aqueles casais que sempre trancavam as salas e colocando tema de Pokémon e quando entrava era Hentai e o pior de tudo, era usuário homem com conta de mulher, não entendo mesmo esse povo louco, mas cada um com sua loucura. HASUHASU" Podem ficar mais sossegados... Mas é isso, se não tiver vermelho a bolinha e tiver tema adulto, já sabe que terá problemas. É isso amigos o bom é o divertimento e a paz no RPG.

Abraço a todos.

Atenciosamente, Fractius.
jmaximus ] 
• Em 22 de Maio de de 2012 às 09:00
Quando a atualização que trouxe o envio de Imagens Rápidas ( Informando apenas um URL e sem precisar de aprovação da Equipe do Portal RPG Online ) foi lançado, muita gente achou que iria se transformar em um recurso de enviar pornografia para o RPG 2ic.
Pois bem, digamos que a cada 100 imagens enviadas, apenas uma é pornografia. No meu entender, a grande maioria esmagadora compreendeu a razão do recurso. Eu também acredito que em pouquíssimo tempo, os Narradores saberão classificar suas próprias salas e com isso, tornar a "Preferência A" ainda mais limpa, compatível com aventuras inocentes onde heróis lutam contra criaturas imaginadas, em filmes da "Sessão da Tarde".
01reaper ] 
• Em 22 de Maio de de 2012 às 14:00
Bom com essa explicação ficou tudo mais esclarecido, ja tinha gostado dessa novidade so tinha achado que tinha algumas coisas mal resolvidas. Bem interessante espero que de bastante certo e que o 2ic so vai ficando cada vez melhor com bastante recursos  para nós aproveitamos cada vez mais, e que a próxima novidade sua seja mais empolgante ainda J.
brunodoido02 ] 
• Em 23 de Maio de de 2012 às 15:48
Eu pensei que ia colocar mais coisas mais isso foi genial
aighor ] 
• Em 24 de Maio de de 2012 às 09:40
Com certeza essa atualização será benefica para todos nós, como eu já ouvi falar e vi banimentos desnecessários concerteza vai ser muito útil.

Agora com essa atualização vou reformar minhas salas e já digo, vai ter muita gente lutando por uma vaga. >_<
pt ] 
• Em 24 de Maio de de 2012 às 10:29
Num falei! XD
linoxy ] 
• Em 27 de Maio de de 2012 às 17:21
Certo... nós sempre conseguimos jogar de acordo com nossas necessidades. Se os jogos eram mais fortes isso sempre era explicito pelo narrador, todos sabem de sí. Então por quê colocar isso dessa forma ? Eu acho desnecessário... sempre soubemos em quais salas jogar. Desculpe-me mas já houve reclamações sobre o conteúdo narrado, onde era afirmado que o conteúdo era impróprio ?? Enfim....
thekeiju ] 
• Em 26 de Junho de de 2012 às 10:02
Só fico em duvida o que geral considera como "besteira qualquer um pode ver" e como "conteudo mais pesado".
porque notei que muita coisa que considero pesada nego acha besteira e vice versa @_@
zetos ] 
• Em 02 de Setembro de de 2012 às 15:31
Apesar de concordar em parte com alguns dos comentários dizendo que essa atualização foi desnecessária, no fim eu gostei da ideia (finalmente posso colocar toreadores at sem ter problemas), acho bom ter essa divisão entre um conteúdo mais adulto a outros mais rotineiros, assim evitando comentários de usuários contra esse tipo de narração.
hatsu ] 
• Em 02 de Setembro de de 2012 às 19:46
* Por favor, leiam este comentário *

Como libertário, manifesto minha mente em nome da vontade do usuário e na ciência de que este sabe que não pode esperar encontrar sorvete no açougue.

Admiro muito a equipe do 2ic por estes ofertarem um serviço gratuito e de qualidade mais que satisfatória(Ao menos para mim), entretanto, considerei esta medida um paternalismo desnecessário.

O problema não está na premissa do projeto(Separar os interessados em aventuras mais tradicionais dos interessados em aventuras radicais, algo que já acontece naturalmente), mas sim no método que está sendo empregado(Não dar aos novatos a permissão de saber que as salas existem).

Conheço muitos adultos que jogam o 2ic e muitos que são novatos, não permitir a estes que vejam as salas ao total irá apenas prejudicá-los pois irá limitar a capacidade dos narradores de atender a este mercado e limitar a capacidade dos novatos de satisfazer seus gostos.

Quanto ao público jovem, considero um paternalismo desnecessário.  Se um indivíduo entrar em minha sala e não gostar, ele simplesmente não joga. Simples. A divisão das salas em função das preferências dos jogadores ocorre naturalmente.

Outro conceito que está sendo ignorado é o do "Público alvo". O fabricante de roupas góticas não cria seus produtos para o público comum, os cria para seu público alvo. Assim como o autor da moda, o autor do RPG não elabora seu RPG voltado a qualquer público, ele não irá criar uma aventura de DeD e esperar por fãs de Storyteller, por exemplo. Assim como se eu criar uma sala de terror e tortura, estou partindo da premissa de que há um mercado com maturidade o suficiente para QUERER jogá-lo.

Se este sujeito achar que meu RPG dá a idéia errada do que é o 2ic, simplesmente argumento que ele possui a mesma lógica infundada de achar que o fato de haverem pessoas do mesmo sexo casando irá de alguma forma denegrir o valor do casamento de outras. Ou a lógica do indivíduo que acha que de alguma forma o fato de uma mulher usar brincos de argola destrói a dignidade de usar brincos.

Mas e a restrição de tempo, Grande Coelho, onde ela entra?

Em nenhum lugar. Requirir um tempo mínimo para que o usuário tenha ciência da existência da verdadeira variedade de salas do 2ic não é justificada por nenhuma das premissas apresentadas, é um conceito simplesmente distante da proposta. A premissa é auxiliar os jogadores a escolherem quais salas melhor representam seus gostos. Impor uma restrição a usuários com menos de 30 dias online não é uma medida lógica(Por ignoratio elenchi, quando a conclusão não é justificada por suas premissas).

Conclusão:
O projeto busca realizar algo que já ocorre naturalmente: A discriminação de quais jogos são preferência por parte dos jogadores. E para piorar, impõe uma restrição de tempo aos usuários para que estes ao menos saibam da verdadeira variedade de conteúdo no 2ic; fato este que diminui a liberdade de todos.

No fim das contas, o ganho mais legítimo é a mudança das cores.
Os maiores prejudicados serão os narradores, porque caso estes queiram impor uma restrição em sua sala, irão perder uma fatia enorme de potenciais usuários que curtem tal gênero. Os novos jogadores também serão prejudicados em muito, pois sofrerão uma restrição em sua liberdade de escolha.

Minha recomendação:
O que está sendo ganho: Opção de mudar a cor da sala.
O que está sendo perdido: A liberdade de usuários com menos de 30 dias de discriminar em quais salas querem jogar e em quais não querem.  Uma restrição ao público alvo que será recebido ao narrador. 

Minha recomendação é que fiquemos apenas com os ganhos. Não há a necessidade de haver nenhum tipo de restrição para que o software admita a mudança na cor da sala.
---------------------------------------------------------------------------
Bem, desculpem se fui tautológico demais. Estou disposto a debater meu post. Sei que nunca fui obrigado a pagar nada pelo serviço e que este é completa propriedade da equipe. então apenas tratem deste post como uma sugestão.
Tem algo a dizer sobre este assunto...? Envie o seu comentário usando o Login do RPG 2ic!
E-Mail:
Senha:
Comentário:
   [ Não é cadastrado? Clique aqui! ] 
Publicidade
Jogue com a Gente!
 
Portal RPG Online
-  Página Inicial
-  Primeira vez aqui...?
-  O que é RPG...?
-  Comunicados
-  Agenda de Eventos
-  Cobertura de Eventos
-  RPG Online na Mídia
-  Termos de Uso
-  Equipe RPG Online
-  Contato
• Cadastro
-  Cadastre-se! É grátis!
• Promoções
-  Promoções
-  Resultado das Promoções
• Portal RPG Online em Ação!
-  Entrevistas
-  RPG 2ic
-  Top Users »
-  TV RPG Online
-  Rádio RPG Online
-  História Continuada
• Anuncie no RPG Online
-  Midia Kit »
-  Midia Kit ( English ) »
-  Publicidade
RPG Eletrônico
-  Página Inicial do Canal
• RPGs Online
-  Browser Games
-  Card Games Virtuais
-  MMORPGs
-  Dragon Ball Online
-  Final Fantasy Online
-  The Lord of the Rings Online
-  Warhammer Online
-  World Of Warcraft
• RPGs Offline
-  Games de RPG
-  Final Fantasy
-  Vampire: Bloodlines
• Recomendados
-  Eredan iTCG »
-  Garota Popular »
-  Guerra Khan »
-  Mannagor »
-  Nemexius »
-  Rei do Crime (18+) »
Assine o Feed!
-  RSS de Conteúdo »
-  RSS de Tirinhas »
• Twitter do RPG Online
-  Armando (J.Maximus) »
-  Exclusivo sobre o RPG 2ic »
• Comunidades
-  RPG Online no FaceBook »
-  J.Maximus no FaceBook »
-  RPG Online no Orkut »
-  RPG Online no YouTube »
• Dúvidas?
-  Pergunte ao Mago! »