Procurando por artigos de RPG? Confira as ofertas do Shopping RPG Online
Conheça o novo RPG 2ic!
Notícias
Preconceito contra o RPG!
Parte 1 - Não Jogadores para RPGistas!
Autor: Sir Aniway
Publicado em 31 de Julho de 2007 às 17h31
Matéria visualizada pela N vez!
Matéria com N comentários!

Nessa matéria eu tratarei de um assunto que deve ser bem familiar para vocês: o Preconceito. Existem vários tipos dele, seja pela raça, pela condição social, pela nacionalidade e até mesmo pelas práticas (o caso do RPG). Todos sabem que muitos desses são presentes na nossa cultura ancestral, mas algumas criaturas de pouca mentalidade ainda os 'utilizam' nesse mundo desenvolvido.


Coleção de Livros de RPG

Preconceito: Não-jogadores para RPGistas
Todos vocês que jogam RPG, alguma vez na vida, já devem ter sofrido o preconceito. É, esse mesmo, aquelas pessoas que ficam por aí dizendo que você está se viciando em um jogo diabólico e mexendo com as forças mais sombrias do planeta. 
É, isso também é um preconceito. Você não se sente mal quando alguém diz que aqueles manuais que você tem em casa são de artes ocultas? Todos se sentem assim. Você é de sorte se nunca se viu numa dessas situações. 

O que vejo nisso é apenas um irracionalismo, uma forma medieval de pensamento. Se aquilo não é comum na sua cultura, trata-se de alguma coisa muito maligna na opinião dessas pessoas. E é por isso que, nos anos 80, a chegada do RPG causou um choque tão grande nos pais e responsáveis brasileiros. A simples idéia de que seus filhos estão 'desrespeitando as leis divinas' já parece um filme de terror, mas o RPG não é isso. Em cenários de fantasia medieval, o fato da presença de criaturas monstruosas e até mesmo demônios já causou muita polêmica nas igrejas. Mas não são os personagens que combatem essas criaturas?


CardGames como o Yu-Gi-Oh! também
sofrem preconceito!

Outras modalidades, como os Cardgames que tiveram muita repercussão por aí foram o Yu-Gi-Oh! e Magic, também pela presença de monstros e demônios. Nesses dois últimos, os jogadores usam os monstros em combates, mas não é apenas um jogo?

O teatro e a novela também deveriam ser proibidos, não? Eu, pessoalmente, não fiquei sabendo de nenhum ator que enlouqueceu e quis se transformar em um personagem para sempre, e nem que tenha se convertido para a religião do mesmo. Não há porque acontecer tal coisa com um jovem, pois alguns têm a mentalidade mais madura que a dos próprios pais.

Outro preconceito muito sofrido é quando dizem que o RPG é um jogo de Nerds. Sim, o jogo tem um público Nerd muito grande, mas isso não é geral. Isso não quer dizer que os Nerds sejam diferentes dos demais jogadores, são humanos e devem ser igualmente tratados.


Duas cartas de Yu-Gi-Oh! iguais, mas o preconceito censurou a original japonesa ( à esquerda ) por conter o símbolo egípcio de Ankh, cujo alguns de seus significados é representar a vida e a fertilidade.
( Pictograficamente, Ankh representa um útero )

O RPG é uma ferramenta muito útil até mesmo em estudos, já que aumenta a capacidade de interpretação e raciocínio dos jogadores ao se envolverem em várias situações do tipo. Alguns professores até mesmo usam esse tipo de interpretação durante as aulas. O jogo também ajuda na interação entre amigos e proporcionam um tempo de extrema alegria para qualquer um que seja fã. As pessoas poderiam estar matando, roubando, mas estão lá jogando saudáveis partidas de RPG entre amigos.

O que quero dizer é que o RPG é um jogo interativo em que todos têm o intuito de se divertir, não invocar seres de outro mundo, praticar sacrifícios ou se fecharem para o mundo real.

E a moral da matéria é o seguinte: sempre que alguém vir você jogando e te criticar por isso, mostre essa matéria para ele ou conte sobre ela. O nosso maior objetivo é acabar com o preconceito em geral, relacionado ao RPG ou não. E se alguém tem um bom ou mau caráter, não será o RPG que irá mudar isso.

Agradecimentos para todos os jogadores que navegam pelas páginas do Portal RPG Online e para aqueles que tiveram a paciência de ler esse texto.

Comentários
Confira agora os comentários dos Usuários:
[ 31 de Julho de 2007 às 14h27 ]
 
Ótimo matéria! Parabéns Sir Anyway!

Concordo com tudo que foi dito nela. Realmente chega a dar vergonha de conviver com pessoas que ainda cultivam alguma forma de preconceito, seja ela qual for. Preconceito em todas as suas formas é inaceitável, e acho que cada um deveria respeitar a opção e a escolha do outro acima de tudo.

Parabéns novamente ao Portal RPG Online e ao Sir Anyway, ótima matéria...

[ 31 de Julho de 2007 às 14h43 ]
 
Bah... Num tem esta não... Sem querer ser ofensivo, mas provavelmente sendo para algumas pessoas que se identificarem, o RPG tem esta famazona de jogo nerd pq os jogadores de RPG são uns baita nerds, em sua maioria... Tu que que um cara viva na frente de computador, não saia sextas e sabados pra jogar, seja um viciado por total, TOTAL, em algum desenho, e a sociedade aceite ele como um cara normal? A pior parte eh que esta maioria arrasta o jogo que eles jogam para o abismo do tal preconceito e da nerdice... Msm caso pro jogo do capeta, que que tu que tb? Um cara vai com seus amigos, todos de preto, com os livros de RPG : 'DEMONIOS DO CAPETA DO INFERNO MORTAL INFERNAL DE MEPHISTOSTELES', passa na frente da igreja na maior cara de pau, e depois reclama q foi espancado... Bem vindo ao mundo de verdade pessoa, se vc anda vestido como um cara de certa facção criminosa, e anda na frente dos caras de outra facção inimiga, msm q vc não seja, tu morre... E a ultima coisa que se deve fazer é falar que não se pode cerder, que tem que continuar com os habitose a sociedade que se dane... Isso eh arrogancia... A pessoa esta simplesmente dizendo que o mundo tem que se contorcer para formar uma bela cadeira para a bunda da pessoa, e a sociedade que aceite as exigencias... Bem vindos a realidade, o Preconceito do RPGistas Nerd e Encapetado vai mudar quando a sociedade do RPG decidir parar de ser Nerd e Encapetada...

PS: A materia ta bem escrita, ta boa, mas achei o conteudo muito leve em relação a realidade.

[ 31 de Julho de 2007 às 16h37 ]
 
perfect aniway.....muito boa a materia,servindo pra quebrar as algemas do preconceito ki naum so o RPG mais que prendem muito nossas mentes...
naum por ser meu iramo mais novo mais...por ser altamente mesquinho e cruel o preconceito e como diria eu mermo 'mó zica'....parabens manu otima materia....espero as outras....
PAZ e GLORIA.....
Conceito......odeia preconceito.....xD

[ 31 de Julho de 2007 às 17h27 ]
 
Aniii, essa matéria tá d+, e eu mesma tive q utilizá-la como argumento pra convencer meu pai q jogo de rpg não é perigoso, qdo fui jogar nesse final de semana. Parabéns!!!!
Eiiiiii e q preconceito é esse contra a letra 'i'? O nome dele é Sir Aniway, vcs usaram o 'y' pq é coisa de gringo, e portanto mais chique né? xDDDD

[ 31 de Julho de 2007 às 17h40 ]
 
fico massa sir parabéns aew

[ 31 de Julho de 2007 às 18h40 ]
 
Sirieeeee!!
Isso aí ;D
Continue escrevendo sempre e, principalmente, jogando e mestrando ;D
Beijos =***

[ 31 de Julho de 2007 às 19h15 ]
 
E aeww Juniway... mandou bem cara... nunca tinha visto ninguem abordando esse tema no rpg online...
Eu sei bem o que é isso... pq aqui no DF... especialmente onde eu moro... qm jogar rpg eh tarjado de 'maluco', 'pertubado', 'nerd'... e por ai vai... tanto é que os meus amigos não sabem que eu jogo... kkkkkkkkkk... + é isso ai... boa matéria... ^^

[ 31 de Julho de 2007 às 23h04 ]
 
amndo bem aniway... concordo que reprimir o rpg eh uma forma mais que medieval, não eh porque não conhecemos que devemos jugar pelas aparencias

[ 31 de Julho de 2007 às 23h05 ]
 
ate que o Anizinho se supero agora ahuahuuhahuauhauhahuauah ne Anizinho ahuauhahuauhuhauhahauauh que emo Anizinho huauhauhahuau + fico otimo e tudo isso retrata bem o preciceito muito bom mesmo prarabens Anizinho

[ 1 de Agosto de 2007 às 16h16 ]
 
pra ter sido o ani q escreveu, tá fora do comum...xDDD
zuera, boa matéria aí _o/
;D
preconceito é coisa de *** :D

[ 1 de Agosto de 2007 às 17h03 ]
 
Eaeee Aniway!!!
Boa a matéria cara...mto boa...falou tudo que eu sempre pensei..apesar de vc ter pego realmente leve =PPP. Então cara..eu tava vendo o comentário e vi o comentário do 'Magus'...(??) o cara começou a falar de uma coisa q ele realmente naum sabia o.O - Até onde eu sei , nunca vi ngm do RPG ser espancado =PP alem do mais, eles tb naum se vestem todos de preto =D porra...Meu grupo de Rpg são dois boyzinhos do mackenzie, um nordestino, eu e meu amigo da escola, q não somos nada de impar, um cara q agente chama de 'mala'...sei alh, soh faz personagem feminino..vai ver eh fetiche...e um cara q repitiu 3 anos na escola e hje trabalha num banco...cara...não vejo nada diferente desse grupo do q um grupo de amigos q vai pro buteco comer um frango e tomar uma bohemia...até onde eu vejo preconceito é esses politicos tentando proibir o rpg pq falam q são práticas perigosas...ou essas histórias da garota lah q morreu no cemitério e um babaca falou: OOLLHA PARECE RPG O.O e o policial: que M*%$# de RPG eh esse ae? ai já viu, saiu na midia falando q RPG é perigoso, faz as pessoas quererem realizar as práticas do jogo...

Mas graças a Deus a situação tá mudando...várias matérias sairam aqui sobre o RPG sendo aceitado e até virou lei numa cidade ae nos canfundó...alem de ter sido implantado nas escolas pra melhorar o aprendizado...
RPG forma pessoas dignas de conseguir encarar esse mundo de hoje em dia cheio de escolhas, caminhos e monstros pra enfrentarmos huahuahuahu vlw ani, mto bom!!!

PS: a capa do Forgotten Realms eh realmente du capeta o.o

[ 1 de Agosto de 2007 às 17h23 ]
 
A coisa que eu 'realmente' não sabia já saiu em uma materia do velho Portal RPG Online, que falava exatamente de um grupo de garotos andando de preto, com a capa do livro vampiro ou algo assim ( e vcs sabem q vampiro adora fala de trevas e estas coisas ) na frente de uma igreja evangelica, e foram espancados. Tambem, quanto a questão RPG vs. Nerd, nem deve se discutir a diferença entre sair uma sexta e um sabado do que jogar RPG uma sexta e um sabado... A sociedade tem uma visão bem clara entre os dois.

[ 1 de Agosto de 2007 às 19h40 ]
 
essa matéria é simplismente perfeita, vc abordou 1assunto mt polêmico e comum, e vc tah com td a razão, a galera q joga rpg sofre mt preconceito....matéria + q perfeita.....
....^^....

[ 2 de Agosto de 2007 às 00h49 ]
 
Ótima matéria. Mesmo tendo a responsabilidade de esclarecer sobre nosso Hobby de maneira clara e direta, ainda tem pessoas tão ignorantes, que mesmo diante do óbvio, se negam a aceitar nossos argumentos. E isso desestimula qualquer esforço em explicar.

[ 2 de Agosto de 2007 às 13h16 ]
 
perfeita a materia mesmo...
Irmus,manu....seh pah ja ta saindo uma materia que vai exclarecer essa da fita do cemiterio...qnto o cara falar 'olha parece RPG!!!!' , na mesma materia fala tbm sobre isso...tem ha ver com essa materia no Aniway,mais como ele e meu irmao eu to ligado ki vai intender qual eh de boa...ki naum e pra tentar competir,e sim talvez complementar,informacao e nossa arma contra babacas preconceituosos,ate aki mermo {no portal},ja me disserao ki 'live action' e joigo de assassinos....preconceito de jogador pra jogador...conheco o ani e sei qui na genialidade dele naum vai deixar passar batido e com certeza nas continuacoes ira abordar um assunto assim,....
bem sem merchan mais axei importante falar da mateira ki ta saindo,naum por ter sido escrita por mim,mais pq vi ki ainda tem coisas nao esclarecidas e que devem ser vistas...por todos...
Abracos....
Sir,to na espera manu...lado a lado cum os parcero....e cum vc tbm vei...e nois
PAZ e GLORIA...

[ 2 de Agosto de 2007 às 19h09 ]
 
Parabéns Sir .. Mandou bem na matéria ...
Preconceito em qualquer forma que seja, não ta com nada e é totalmente despresível ...
Acho que se tratando de nerds ou não alienados que sejam em passar a noite no pc ou em um jogo cabe a cada um respeitar as escolhas do próximo e trata-los com respeito ...
Não é por que eu passo com um livro escrito seja lá o que for na frente de qualquer lugar que vou dar o direito para que pessoas batam nas outras ...
Enfim .. Acho que cabe a todos o respeito para com o próximo, seja ele quem for
Parabéns pela matéria Sir

[ 3 de Agosto de 2007 às 15h53 ]
 
Fiko massa a materia cara! Tpw, de rpg eu nunk sofri preconceito, mas de yu-gi-oh sim.. -_-' uns amigos meus jah ateh queimaram as cartas deles.. ' Jogo do diabo ' :P fala serio ¬¬ .. o pior foi a carta Lord of D. , QUe eh Lord of dragons.. ' Q q vc acha q eh o d?? Eh Demonio '

[ 3 de Agosto de 2007 às 23h28 ]
 
Pow Juuuuuuuuuu³...Mandou bem...

Me identifiquei com isso...Sofro muito preconceito por ser rpgista...Tanto que tenho uma vizinha que quando eu tô passando na rua ela vai pro canto...Hsuashahsahsa...Não sei se é medo sabe? o.O

Credo...Uma menina inofensiva como eu...U.U

Hehe...Bom...Só axo que as pessoas deviam abrir mais a cabeça...E saber o que é RPG antes de sair desprezando as pessoas por seus gostos...Eu não ligo sabe?

Mas tem gente que passa dos limites...

Ju³ adorei a matéria! Tá de parabéns moleque...

Beijos!

;***

[ 4 de Agosto de 2007 às 02h03 ]
 
O título sugere que você vai falar de RPG, aí você parte pros card games, que não tem absolutamente nada de RPG (eu jogava Spellfire e atualmente jogo Yu-Gi-Oh!) e cria todo uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO em torno do RPG.

Nem eu, nem nenhum amigo ou conhecido nunca fomos criticados, desmoralizados ou até proibidos de jogar RPG! Tão pouco ouvi nenhuma lenda urbana que contasse que alguém foi. Jogo RPG há ANOS, joguei os saudosos livros jogos, títulos estrangeiros que nem tinham sido traduzidos ainda, acompanhei a tradução de alguns - fui à bienais do livro comprar lançamentos e à eventos como o 'RPG Rio' - vi os primeiros RPG nacionais nascerem, passei pela moda de live actions - participei de 3 lives de 'Vampiro - A Máscara', indo à caráter pras festas (no primeiro eu era um Brujah) e NUNCA vi toda essa diabolização do RPG. Isso é passado, os críticos de RPG do presente são uma minoria de crentes que não vale a redação de uma matéria exclusivamente dedicada à eles.

Também conheço todas as censuras de cartas de Yu-Gi-Oh! (já viu a da carta 'Change of Heart'? Diz que tem uma figura demoníaca), mas nunca me olharam torto porque eu segurava um deck (baralho). No começo da moda desse card game, cada molequinho tinha um deck e nem sabia usar, não vi ninguém dizendo que era coisa do demo! Inclusive eu fui até assistir o filme no cinema pra ganhar uma das cartas raras, heuaheu. De novo, uma minoria de ignorantes que não valem um artigo desperdiçado por eles.

Eu acho isso muita PARANÓIA, coisa de maluco achar que existe uma conspiração pra difamar e acabar com o RPG. BALELA! A não ser que essas opiniões venham de matutos que morem no meio do mato. Mas, peraí, se eles moram no mato, não tem acesso à livros de RPG!
Pra fazer um artigo realmente ÚTIL, cite nome de pessoas, cidades e igrejas que proíbam ou condenem o RPG, cite casos. Também não perca tempo tentando ser inteligente definindo 'Ankh', isso qualquer um descobre no Google, defina termos que tem um leque de interpretações diferentes como 'nerd'.

[ 4 de Agosto de 2007 às 02h23 ]
 
Eu esqueci de mencionar algumas coisas:
1. A gente jogava RPG em mesas da praça de alimentação de shoppings lotados e também organizavam-se os live action nos shoppings, contando com a presença dos malucos que gostam de se caracterizar como vampiros, ninguém nunca foi expulso. Muitos eventos também aconteciam em clubes como o SESC e na universidade UERJ.
2. O lives não aconteciam cemitérios, como vocês podem ter imaginado, eram festas em 'play' (salão de festas) de prédios de classe média. Síndico não proibia, morador não reclamava de nada além do barulho, heheh.
3. RPGista só é nerd SE QUISER, eu não sou nerd e o cara que mais organizava lives e que vivia no shopping namorava uma mulher MUITO GOSTOSA. Eu mesmo tive que abrir mão de umas sessões quando tava namorando. Além disso a galera vivia saindo pra bares, chopadas, enfim. Não tem essa de descartar a vida social não.

O comentario mais construtivo foi o do {T.S.D} Irmus, parabens cara.

[ 4 de Agosto de 2007 às 09h21 ]
 
Bem, primeiramente quero agradecer aos comentários antes postados, mas vamos direto ao assunto. Card Games estão incluídos no gênero RPG, mas se você tiver algo contra, pode mandar uma carta/e-mail para os criadores do jogo. Se você nunca viu coisa parecida, é de sorte.
Como todo o tipo de preconceito, as vítimas não são expulsas de um local, até mesmo porque esse tipo de coisa é contra a lei. Se houvesse um grupo de pessoas negras numa praça de alimentação eles não seriam expulsos, seriam? Mas o preconceito também as atinge, e em maior intensidade.
O exemplo do cemitério foi retirado de um caso policial de assassinato, não me lembro de ter falado que todos aqui vão a cemitérios.
Quando eu citei os 'nerds', ñão generalizei, e creio que todos que leram sabem o significado de 'nerd'. Se não souberem, encontrem no google.
E eu moro no meio do mato sim, tenho acesso a livros de RPG sim, escrevi essa matéria sim, mas não escrevi nada sobre conspirações, e não gosto de que palavras sejam tiradas da minha boca.

Muito obrigado ^^

[ 5 de Agosto de 2007 às 06h26 ]
 
1. Card Game é completamente diferente de RPG. O que diferencia o RPG de qualquer outro jogo no mundo é interpretar personagens. Em Card Games você não exerce performances dramatúrgicas. Conheço uma porrada de gente que joga Card Game, mas que detesta ou nem sabe como se joga RPG.
2. Aqui nunca vi ninguém ser expulso, nem ofendido, nem olhado torto nem atingido de nenhuma maneira preconceituosa por causa do RPG.
3. O exemplo de cemitério foi meu, não tirei de lugar nenhum e não fiz referência à sua matéria, eu disse 'como vocês podem ter imaginado', plural. Se você se identificou como uma das pessoas que pensou em cemitério, a carapuça serviu, mas não foi pra você.
4. Existem dezenas de classificações pra 'nerd', mas apenas UMA pra Ankh.
'Nerd é um termo relativamente abstrato que levanta muitas questões sobre seu significado.' Wikipédia (primeira ocorrência no Google). Não espere que os leitores tenham a mesma interpretação que você. Se for explicar algo, explica algo que tenha mais de um significado.
5. Não está escrito 'isso é uma teoria conspiratória', até porque conspirar é algo que se faz secretamente e não publicamente. O fato é que as idéias publicadas constituem uma espécie de teoria da conspiração contra o RPG na minha opinião.

[ 12 de Agosto de 2007 às 13h41 ]
 
Ae Cara boa matéria!!!! resumida mas fala exatamente oqeu pessoas sem cultura e consideradas ignorantes precisam saber antes de criticar o RPG!! Boa mteria vlw ai

[ 22 de Setembro de 2007 às 10h28 ]
 
Excelente Post !

[ 9 de Outubro de 2007 às 13h46 ]
 
Parabens Sir Aniway. Uma matéria excelente. Isso deve servir de base para esses FDPs que nos criticam sempre antes de pensar o que significa 'RPG'. Pesso desculpas a todos pelos palavrões que provavelmente aparecerá aqui, é que isso me deixa p**** da cara. Quando eu escuto tal argumento 'esse jogo é do diabo', 'você está dando a sua alma pro capeta toda vez que joga isso'. P****, conpleta idiotice acha isso. Mas se as criticas viessem somente dos 'populares' tudo bem, o que acontece é que a midia sempre acha um jeito de desce o KCT, igual quando apareceu aquela reportagem de que uma garota (não lembro bem como que aconteceu) foi morta quando jogava RPG. Completa idiotice achar que o RPG foi gatilho para que aquilo acontecesse. Esses caras não tinham exatamente nada na cabeça quando jogaram, e atravéz desses panacas que somos 'prejudicados' (de uma certa forma é claro). Nossos pais nos enchem o saco com essa historia de que jogar RPG é errado e nunca conseguem dar uma esplicação plauzível. Eu não acho certo dizer que RPG é um jogo de Nerd, e sim um jogo de pessoas que sabem como usar sua imaginação para interpretar e narrar. Afinal de contas, Nerds estão ligados a Cálculos e Informática Super Avançada.

Um abraço a todos os membros do RPG online
Fiquem com DEUS ...

[ 15 de Dezembro de 2007 às 12h33 ]
 
Antes de começar a jogar RPG de mesa também pensava que era 'coisa do capeta', mas estava TOTALMENTE enganado.
Como já disse em uma matéria que não me lembro qual é, tenho um colega que morre de medo de jogar o tradicional RPG, justamente por possuir a mesma imagem racista do jogo.

Fazer o quê? A falta de informação ainda é grande nos tempos de hoje...

Marcando presença!

[ 6 de Junho de 2008 às 22h54 ]
 
falou tudo... simplesmente

é uma coisa que sofremos...tolice ligada a irracionalidade de certos individuos que, por ignorancia sobre o assunto, falam baboseira....

rpg não é satanismo, culto pagão, seita politeísta...é um jogo.

Paz.

[ 31 de Dezembro de 2008 às 10h15 ]
 
Primeiramente, Parabéns pela matéria!

Incrível como depois de tanto tempo escrita, essa matéria ainda é tão atual. Jogo Magic e RPG mesmo os meus pais parecendo que não estão mesmo a fim de entender. Às vezes me canso antes mesmo de explicá-los, mais uma vez, que isso não tem nada a ver com as 'forças ocultas do mal'. Meu próprio pai já chegou a insinuar que eu era uma bruxa.... =[
É triste ver que não apenas o preconceito, mas a falta de boa vontade em tentar ver o outro lado - o meu lado, o nosso lado - ficou tão obsoleto. É óbvio que sei que não faço nada de errado ao jogar esses jogos tão divertidos, mas é horrível parecer uma criminosa cada vez que jogo pelas pessoas que estão tão próximas a mim.
Também é muito bom ver que várias pessoas têm sua própria opinião e estão querendo entender as coisas por elas próprias, sem influências; mas por outro lado ainda existem pessoas que se fecham a toda e qualquer novidade e se abrem apenas a justamente o mais perigoso: a mídia.

Uma pena..... lamentável.




[ 13 de Fevereiro de 2009 às 17h34 ]
 
muito bom, diz exatamente o que alguns jogadores passam. bom seria se as pessoas descobrissem oque é Rpg antes de falar besteira
Inserir Comentário!
Enriqueça esta matéria fazendo o seu comentário!
O Portal RPG Online está em manutenção!
Novos comentários estão desabilitados!
Links Patrocinados
Pesquise!
Procure pelo seu assunto preferido no Portal RPG Online!
O Portal RPG Online está em manutenção!
A pesquisa está desabilitada!
Notícias
Confira abaixo os 10 artigos mais recentes publicados nesta seção:
Portal RPG Online fora do ar, a partir do dia 23/11/2009
:: Para maiores informações, leia este aviso...
Seção: Notícias
Autor: J.Maximus
Publicado em: 17/11/2009
Para maiores informações, leia este aviso...
Comportamento: Cuidado com o que você publica na internet!
:: Ou você poderá se arrepender depois...
Seção: Notícias
Autor: J.Maximus
Publicado em: 13/11/2009
Ou você poderá se arrepender depois...
Diário de um Programador - Primeira Semana
:: Em nome da transparência...
Seção: Notícias
Autor: J.Maximus
Publicado em: 8/11/2009
Em nome da transparência...
Grave um vídeo e vá a Portugal...
:: ...com até 3 mil euros no bolso!
Seção: Notícias
Autor: Luiz Pestana
Publicado em: 22/9/2009
...com até 3 mil euros no bolso!
Projeto Fantasy RPG!
:: Libere seu potencial criativo e colabore com este projeto!
Seção: Notícias
Autor: OD / Harakel
Publicado em: 11/9/2009
Libere seu potencial criativo e colabore com este projeto!
Confira o novo Shopping RPG Online!
:: Reformulado para melhor atendê-lo!
Seção: Notícias
Autor: J.Maximus
Publicado em: 4/9/2009
Reformulado para melhor atendê-lo!
A Rede Social da Wizards of The Coast
:: Cópia do Facebook/Orkut? Ou vale a pena se inscrever?
Seção: Notícias
Autor: Shingo Watanabe - http://www.paragons.com.br
Publicado em: 1/9/2009
Cópia do Facebook/Orkut? Ou vale a pena se inscrever?
Level Up! e MTV juntas no MapleStory
:: VJs participarão de um encontro online com os jogadores!
Seção: Notícias
Autor: Equipe Level Up!
Publicado em: 14/8/2009
VJs participarão de um encontro online com os jogadores!
Concurso: Caminhos Fantásticos
:: Jambô Editora anuncia série de Antologias de Literatura Fantástica
Seção: Notícias
Autor: Tiago Lobo
Publicado em: 11/8/2009
Jambô Editora anuncia série de Antologias de Literatura Fantástica
Comportamento: Namoro Virtual
:: É certo ou deve ser evitado?
Seção: Notícias
Autor: MatAbra
Publicado em: 9/8/2009
É certo ou deve ser evitado?
GuerraKhan: Jogo de Estratégia Medieval Online que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada!
Rei do Crime: Jogo estilo Ganster que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada! Somente para maiores de 18 anos!