Procurando por artigos de RPG? Confira as ofertas do Shopping RPG Online
Conheça o novo RPG 2ic!
Games
Vinte e Cinco jogos de SNES que você deveria ter jogado...
Mas cuidado! Jogá-los hoje talvez não seja uma boa idéia!
Autor: J.Maximus
Publicado em 9 de Janeiro de 2009 às 00h18
Matéria visualizada pela N vez!
Matéria com N comentários!

Após trazer até vocês os Melhores Games de 2008 segundo a GameSpot, resolvemos fazer uma matéria 'FlashBack', e apresentar uma lista com 25 jogos de Super Nintendo que você deveria ter jogado. Deveria, pois jogá-los hoje, pode não ser uma boa ideia...

A memória do ser humano não funciona como muitos pensam. Você pode guardar detalhes de acontecimentos sim, mas são os sentimentos que realmente ficam gravados na sua memória. Já parou para pensar na sensação que você teve, ao assistir um bom filme à 10 ou 15 anos atrás...? Então você teve a - péssima - ideia de reviver o momento e tentou assisti-lo de novo e pensou ' Nossa, que horrível! Como eu pude gostar disso antes...? '.

Então, vamos combinar uma coisa: Se você tem uma lembrança boa de um filme ou de um jogo, e essa experiência tem mais de 10 ou 15 anos - essa variação depende de pessoa pra pessoa - deixe-a como está: Apenas uma boa lembrança! Não tente revivê-la, você pode se decepcionar...

Pra finalizar este BOX, vou arriscar dizer que, com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, acredito que esta 'data de validade' de filmes e jogos, seja cada vez menor... 

Antes de começar a nossa lista, lembre-se que ela é uma lista com 25 jogos de Super Nintendo que você deveria ter jogado e não os 25 melhores jogos desta plataforma. A contagem regressiva indica... nada! Eu fui listando à medida que ia me lembrando deles!

Vamos à lista:

• 25 • The Death And Return Of Superman ( 1994 - Blizzard Entertainment / Sunsoft )

Um alienígena criado em laboratório chamado Doomsday surge e Superman precisa proteger o nosso planeta. Mas em uma batalha épica, herói e vilão perdem suas vidas. Três novos heróis surgem, e querem o título de Superman - Ironman, Eradicator e Superboy. O jogo em si, se resumia à andar e dar porrada em tudo e qualquer coisa que se mova, uma boa fórmula para a época. A diversão era jogar com os diferentes personagens e reviver ( Mesmo que não fielmente ) a história da Morte e do Retorno do Superman.

Ok, The Death And Return Of Superman pode não ser tão bom assim. Mas eu o aluguei em um final de semana 'incomum'. Eu estava de férias com a minha família, passando uma ou duas semanas em um apartamento perto da praia. Bons tempos!

• 24 • Sunset Riders ( 1993 - Konami )

O caos reinava no velho oeste e as pessoas viviam constantemente sob a sombra do medo. Surgiu então os Sunset Riders para dar um basta à esta situação! Steve, Billy, Bob e Cormano eram os protagonistas desta aventura. Mas para garantir a diversão, chame um amigo para jogar com você. Era triste pegar continue e voltar para o começo da fase... De resto, foi diversão garantida!

• 23 • Super Star Wars: Return of the Jedi ( 1994 - Sculpted / LucasArts / JVC Industries )

O terceiro e último game da antiga trilogia de Star Wars. O que dizer...? A Força, Sabres de LuzJabba The Hutt, Darth Vader, e até mesmo o Imperador Palpatine estão lá. O que mais podemos querer...?

• 22 • Saturday Night Slam Masters ( 1994 - Capcom )

Um jogo de luta livre, no estilo daqueles programas de TV que a gente acreditava quando era criança. Era possível jogar com diversos lutadores, incluindo Alexander the Grater, Biff Slamkovich, El Stingray, The Great Oni, Gunloc, Jumbo 'Flap' Jack, King Rasta, The Scorpion, Titanic Tim e com a ilustre participação especial de Mike Haggar, diretamente do jogo Final Fight.

• 21 • Batman Returns ( 1993 - Konami )

Batman precisa impedir que o Pinguim e a gangue do 'Circo Triângulo Vermelho' dominem Gotham City. Ok, foi baseado no filme de mesmo nome, mas na época, os gráficos eram muito bons! Mais um jogo de descer a porrada em tudo e todos enquanto avança pelas fases até o último desafio. Destaque para a fase que você precisava dirigir o Batmóvel...

• 20 • Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose ( 1993 - Konami )

Um dos jogos que eu mais joguei naquela época. Além de divertido, o jogo era bem dinâmico: A barra de 'Dash' dava velocidade ao protagonista para passar por diversos obstáculos. Fundamentalmente, era um jogo de plataforma com fases que retratavam a Acme Looniversity, um filme de velho oeste, uma casa mal-assombrada, um jogo de futebol americano, o céu e o espaço sideral. Era divertido!

• 19 • The Adventures of Batman & Robin ( 1994 - Konami )

Baseado no desenho Batman: The Animated Series, este jogo chamava a atenção pelo capricho! Os controles eram ágeis e o visual era muito fiel ao desenho. Nesta aventura você tinha que deter os planos dos vilões clássicos, como por exemplo, Clayface, Poison Ivy, The Riddler, The Penguin, Man-Bat, e é claro, The Joker.

• 18 • X-Men: Mutant Apocalypse ( 1994 - Capcom )

Nossa... Naquele tempo era muito raro ter bons jogos com os mutantes da Marvel! Poder jogar como Wolverine, Cyclops, Beast, Gambit, ou Psylocke era sensacional. Este jogo equilibrava elementos de plataforma e porrada, dependendo do poder de cada mutante!

• 17 • Knights of the Round ( 1994 - Capcom )

Apesar da fórmula 'dar porrada e seguir em frente', este jogo me fez jogar por diversas horas, pois os personagens evoluíam visualmente! E o grande desafio era conseguir ver até onde King Arthur, Sir Lancelot, e Sir Percival poderiam evoluir! Santo Graal...? Ah sim! Claro... o objetivo era encontrar o Santo Graal.

• 16 • Super Double Dragon ( 1992 - Technos / Tradewest )

O melhor Double Dragon que eu já joguei! Sério! Haviam movimentos de contra-ataque - raríssimos na época, acredite! - onde você segurava o pulso do inimigo e carimbava seu crânio com uma sequência de chutes! Nesta aventura, a policial Marian é sequestrada pela Black Shadow Warriors. Motivo? Ela estava investigando o tráfico de drogas e 'incomodou' a ilustre corporação. Então, Billy e Jimmy decidem... bom, qualquer motivo era motivo para a pancadaria naquela época!

• 15 • Star Fox ( 1993 - Argonaut Software / Nintendo )

Não torça o nariz para a imagem acima! Star Fox foi o primeiro jogo a incluir o Super FX Chip, um co-processador localizado no cartucho que acelerava o processamento de imagens gráficas. Isso era 3D de verdade!

• 14 • Mega Man 7 ( 1995 - Capcom )

Sempre fui fã de Mega Man - desde o primeiro, que foi lançado para o Nintendinho de 8 bits - e suas aventuras no Super Nintendo ganharam os gráficos que a série precisava. Imperdível! Vou incluir aqui as aventuras de Mega Man X também! Apesar dela se passar ainda mais no futuro do que o Mega Man tradicional, também era um jogo ótimo!

• 13 • Final Fight ( 1991 - Capcom )

O game mais velhinho desta lista, este jogo foi uma conversão do clássico dos fliperamas para o Super Nintendo. Mike Haggar, Cody e Guy precisam salvar Jessica, a filha de Haggar - o prefeito mais cabra-macho que já vi! Alguém aí lembra do 'Dois-Um'...? Consistia em acertar dois golpes nos inimigos, virar para o outro lado e acertar o vazio para 'quebrar a sequência do combo', virar novamente e recomeçar a sequência desde o início. Desta forma, o combo não se completava e os inimigos nunca caíam no chão antes de morrer...

• 12 • Super Mario All-Stars ( 1993 - Nintendo )

Uma salva de palmas! Um dos primeiros remakes - Talvez o primeiro, não posso afirmar - da história dos games! Este game trouxe as clássicas aventuras do Super Mario, dos gráficos de 8 para 16 bits. Obrigatório para os fãs do bigodudo italiano!

• 11 • Earthworm Jim ( 1994 - Shiny Entertainment / Playmates Interactive )

Um dos jogos mais engraçados da época! Um ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial-cyber-traje desenvolvido para conquistar o universo caiu nas mãos (?!) de uma minhoca chamada Jim, transformando-o em herói! Isso gerou um game de plataforma e tiro com elementos inesquecíveis, como por exemplo, a vaca-voadora!

• 10 • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time ( 1992 - Konami )

Outro jogo que consumiu horas e horas da minha vida. Depois de Krang e de Shredder roubarem a estátua da liberdade, as Tartarugas Ninjas entram em ação! Mas na batalha dentro do Technodrome, as Tartarugas são sugadas por um vórtice temporal e enviados para a era pré-histórica. Ao jogar, lembre de arremessar os inimigos contra a tela da TV!

• 9 • Zombies Ate My Neighbors ( 1993 - LucasArts / Konami )

Múmias, Vampiros Lobisomens, Bebês Gigantes e é claro... Zumbis! Nesta aventura sua missão era salvar a população do ataque destas criaturas clássicas. Destaque para a grande variedade de armas, que incluem até mesmo, transformar seu personagem em monstro para devastar tudo! E cuidado para que o Bebê Gigante não pise em você...

• 8 • Mortal Kombat II ( 1994 - Sculpted Software / Midway / Acclaim )

Depois de Shang Tsung ser derrotado no torneio conhecido como Mortal Kombat, o imperador de Outworld, Shao Kahn, decidiu jogar sujo e forçou uma fusão entre a realidade dele e a nossa. Para salvar a Terra, outro torneio teve de acontecer. Liu Kang, Kung Lao, Baraka, Johnny Cage, Mileena, Kitana, Jax, Reptile, Scorpion, Sub-Zero, Shang Tsung, e Raiden foram pra porrada! Detalhe: Eu não gostei de Mortal Kombat III... Não sei, acho que não tinha o 'estilo' dos anteriores...

• 7 • Super Mario Kart ( 1992 - Nintendo )

Mario, Luigi, Princesa, Toad, Bowser, YoshiDonkey Kong... Não precisava de uma história sólida, mas este jogo também consumiu várias horas do meu tempo. Era muito bom pra sua época... Engraçado como hoje, é visualmente horrível que chega à doer... Ainda bem que hoje existe o Mario Kart Wii!

• 6 • Dragon Ball Z ( 1993 - Bandai )

Desde que o primeiro Dragon Ball Z caiu em minhas mãos, eu passei a apreciar a série. Porém, meados de 1993 eu ainda não tinha acesso à internet. Resultado...? Eu não sabia NADA sobre Dragon Ball Z. Não sabia o nome do autor, conhecia o nome de um ou outro personagem e não entendia como Goku lutava com uma Auréola de Anjo sobre a cabeça ( Ué, ele estava morto, não estava...?! ). O anime e o mangá chegaram no Brasil anos mais tarde e então eu pude aprender tudo sobre a obra de Akira Toriyama ( Como por exemplo, que em Dragon Ball a morte pode não ser o fim dos personagens! ).

Mesmo depois de jogar todos os 'Dragons Balls' de Super Nintendo, continuei revivendo as aventuras de Goku através de versões mais novas lançadas para plataformas mais recentes. Uma obra prima que teve jogos bons e jogos ruins, mas que nunca perdeu seu brilho!

• 5 • Super Mario World 2: Yoshi's Island ( 1995 - Nintendo )

No passado, quando os gêmeos estavam 'nascendo', Kamek conseguiu sequestrar um deles. Yoshi conseguiu salvar Baby Mario, e precisa carregá-lo em uma missão para salvar o Baby Luigi... Era um ótimo jogo de plataforma, com visual diferenciado, colorido. O único problema era quando você era atingido e o Baby Mario saia flutuando dentro de uma bolha, chorando.

• 4 • Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars ( 1996 - Square / Nintendo )

Uma obra prima da Square - Produtora de Final Fantasy - com o mascote da Nintendo. Infelizmente naquela época, eu não consegui encontrar o jogo para alugar - consegui um emprestado, mas só ficou uma semana comigo. Mesmo assim, lembro como era interessante e caprichado. Naquela época, eu ainda não era fã de RPG como hoje... Minha vida de RPGista Eletrônico começou mais ou menos um ano depois, quando conheci Final Fantasy VII, no PlayStation!

• 3 • Chrono Trigger ( 1995 - Square )

Como disse antes, só fui me tornar um viciado em RPG em 1997, com Final Fantasy VII. Mas eu tirei o meu Super Nintendo do guarda-roupa quando Chrono Trigger caiu em minhas mãos! Sim, eu fechei este clássico da Square que conta com desenhos de Akira Toriyama, pai de Dragon Ball Z. Simplesmente imperdível!

• 2 • Super Street Fighter II: The New Challengers ( 1994 - Capcom )

O que dizer...? Eu ganhei o Super Nintendo por causa de Street Fighter! Cada aniversário que passava, eu ganhava uma versão nova ( The World Warriors, Turbo Hyper Fighting e The New Challengers ). A minha única tristeza é que a cada versão, o jogo ficava mais pesado, e eles reduziam a qualidade das vozes e do som, para o videogame aguentar...

• 1 • Super Mario World ( 1991 - Nintendo )

A primeira grande aventura que vivi no Super Nintendo. Vocês acreditam que eu jogo este jogo até hoje...?! Não, meu Super Nintendo não funciona mais, mas eu comprei ele à alguns meses atrás ( Apenas 8 dólares, quando o dólar estava baixo antes da crise no final de 2008 ), no Virtual Console ( Shopping Virtual de jogos antigos... ) do Nintendo Wii. Na minha opinião, o único defeito é que era relativamente fácil. Só abrir a outra dimensão que dava um pouco mais de trabalho - aquela dimensão que mudava as cores do jogo e os cascos das tartarugas ficavam diferentes.

Espero que vocês tenham gostado deste 'passeio ao passado' dos jogos de Super Nintendo que eu mais curti. É claro que eu joguei e gostei de muitos outros jogos, mas relatei aqui aqueles que conseguiram ficar registrados no fundo da minha memória, de maneira positiva.

E aí...? Algum jogo de Super Nintendo marcou a sua memória...? Diz aí qual foi...

Comentários
Confira agora os comentários dos Usuários:
[ 9 de Janeiro de 2009 às 00h38 ]
 
Muito boa a matéria JM! Pô, deu até uma saudade. Porque muitos vão me odiar depois dessa confissão... Mas... Eu não gosto dos videogames atuais! Pois é, prefiro o bom e velho Super Nintendo, que eu joguei por uma época muito boa. Jogos como Final Fight, Super Mario All-Stars , Mario Kart, Yoshi Island e Super Mario World com certeza marcaram a minha vida. Lembro-me que passava horas e mais horas jogando eles, que na época era de cartucho! E pra completar eu não comprava os cartuchos, eu alugava numa locadora que tinha perto de casa... Todo dia era 2 reais pro cartucho, a dona da locadora era até minha amiga já! Bons tempos. =)

Quem jogou... Jogou... Quem não jogou... Não joga mais (Ou sim). =)
Abraços!

[ 9 de Janeiro de 2009 às 00h45 ]
 
hmmm... alguns desses jogos realmente eram muito bons...
dos games da materia cheguei a jogar 16 deles no passado..
dentre eles eu daria destaque a Chrono Trigger, Sunset Riders mario kart e mario rpg
jogos realmente muito bons em seu segmento e de grande sucesso eu diria.

=P

[ 9 de Janeiro de 2009 às 00h49 ]
 
Nossa ja joguei quase todos esses jogos, muitos deles ainda são jogaveis hoje como Sunset Riders, Zunbi, MKII, Mario. Senti falta nessa lista foi do Megaman X, Donkei Kong 3 e claro Top Gear.

[ 9 de Janeiro de 2009 às 01h10 ]
 
Po... Pensei que iria encontrar Samurai Shodown (Samurai Spirits) aqui. O modo de jogo era muito bom... e pelo que sei, foi o primeiro jogo de luta que envolvia armas na luta. E Aladin, muito massa esse jogo de plataforma ^^. Creio que há muitos jogos bons, mas esses foram os mais marcantes (assim como Mário Kart).
Boas Lembraças da época ^^

[ 9 de Janeiro de 2009 às 01h25 ]
 
kAHSkhdkuASHKdas, Que massa lembra disso... apesar que não joguei peguei muito essa época extrema, mas ainda sim eu joguei alguns e sempre ficaram na memória...
Mário sempre foi o campeão.. pode ser qualquer um que é SHOW, Mortal Kombat também, Street Fighter, Super Double Dragon era sinistroo =D.
Resemindo, mesmo jogando alguns jogos dessa época babilônica fui boa. 8D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 01h48 ]
 
Nossa, vi jogos aí que nem sabia que existiam, ahuah..e olha que eu já tive um Super Nintendo!

Já joguei alguns jogos que são demonstrados aí, principalmente os relacionados à Mario..Chrono Trigger foi um dos primeiros RPG‘s que joguei, e admito que na época não entendia NADA sobre o objetivo ou o que era pra fazer, por isso desisti de jogar e fui procurar Mortal Kombat ou Double Dragon.hauahua, boas lembranças.

Um outro que marcou história foi os de Donkey Kong..não lembro o nome, mas com certeza era muito bom, passava horas jogando só pra zerar hehe..

Valeu Portal, pelas lembranças! Abraços!

[ 9 de Janeiro de 2009 às 02h04 ]
 
Nossa eu ainda tenho o meu super nintendo funcionando!! mas raramente jogo
Eu joguei a maioria dos jogos acima e vou seguir o conselho de não tentar jogar outra vez
mas é bom saber não é só eu que sou um grande fã do SuperNes
Bons tempos que não voltam nunca mais

[ 9 de Janeiro de 2009 às 03h39 ]
 
nao tive um Super Nintendo mais eu tinha um mega drive passava horas jogando Streets of Rage,Street Figther 2 e Sonic claro mais acredito q tirando Sonic o SNES tenha esses jogos q concerteza marco minha infancia =D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 03h42 ]
 
Putz...
É tão bom relembrar esses jogos! *-*

Desses aí da lista eu posso separar os que eu joguei, que foram:

• 23 • Super Star Wars: Return of the Jedi ( 1994 - Sculpted / LucasArts / JVC Industries ) (Destaque)
• 22 • Saturday Night Slam Masters ( 1994 - Capcom )
• 21 • Batman Returns ( 1993 - Konami )
• 20 • Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose ( 1993 - Konami )
• 19 • The Adventures of Batman & Robin ( 1994 - Konami ) (Destaque)
• 18 • X-Men: Mutant Apocalypse ( 1994 - Capcom )
• 16 • Super Double Dragon ( 1992 - Technos / Tradewest ) (Dúvida)
• 14 • Mega Man 7 ( 1995 - Capcom )
• 12 • Super Mario All-Stars ( 1993 - Nintendo )
• 10 • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time ( 1992 - Konami )
• 8 • Mortal Kombat II ( 1994 - Sculpted Software / Midway / Acclaim )
• 7 • Super Mario Kart ( 1992 - Nintendo )
• 4 • Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars ( 1996 - Square / Nintendo ) (Destaque)
• 3 • Chrono Trigger ( 1995 - Square )
• 2 • Super Street Fighter II: The New Challengers ( 1994 - Capcom )
• 1 • Super Mario World ( 1991 - Nintendo )

Destaco entre eles: Super Star Wars: Return of the Jedi, The Adventures of Batman & Robin e Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Esses são uns dos jogos que mais gostei do SNES.

Outros que posso citar, e que consegui lembrar no momento, são: Super Mario Bros 3 (Que pra mim é um dos melhores da série), Mortal Kombat Ultimate (Por ter mais opções de personagens), Star Gate (Que simplesmente me viciou), Demon‘s Crest e tinha outro de gargula que eu quase lembrei o nome mas não consegui! XD Entre outros...

Saudades! *-*

[ 9 de Janeiro de 2009 às 08h47 ]
 
-Bons tempos cara eu ja joguei 20 desses 20 jogos de SNES,
quando eu ia para o interior da bahia nas ferias meu tio tinha um
fliperama com SNES joguei diversos jogos e acredite eu sem duvidas
tiraria pelo menos dois jogos dai, O Super Mario World 2 de cara eu
iria tirar.. E substituiria provavelmente pelo joguinho do LIgeirinho pra SNES
era muito bom... tiraria tbm Zombies Ate My Neighbors, deve se pq aluguei junto
de Mortal Kombat aew achave ele chato, e botaria o Donkey Kong que
poxa até hoje eu me surpreendo na qualidade grafica do jogo...

[ 9 de Janeiro de 2009 às 09h14 ]
 
Muito boa a lista, e mesmo que seja 'pessoal' eu achei que não poderia faltar Super Metroid (Metroid 3). Outros jogos que senti falta também, foram: Power Rangers - Mighty Morphin, Donkey Kong Country III, Aero Fighters (Sonic Wings), Indiana Jones Greatest Adventures e Goof Troop (Turma do Pateta xD). Mas, bem, essa é uma lista pessoal. =D

Psyco, o Super Mario Bros 3 é de Nintendinho (Nintendo 8 Bits).

Otima lista garoto.

Abraços galera.

[ 9 de Janeiro de 2009 às 10h10 ]
 
Aaaaaaaaahhhhhh senhor Maximus, discordo de metade dessa lista.

Não são jogos ultrapassados. São jogos ETERNOS. Até o fim dos tempos jogaria esses.

SUNSET RIDERS
STAR FOX
MEGAMAN 7
STREET FIGHTER 2 (PelamordeDeus J, Street Fighter??)
MARIO É ETERNO
E OW CARAMBA CHRONNO TRIGGER NUMA LISTA DE JOGOS QUE VOCÊ DEVERIA TER JOGADO???

Lamentável. Você tem o que, 50 anos?

[ 9 de Janeiro de 2009 às 10h24 ]
 
rsrs minha infância...
Mario RPG tbm não comsegui locar quando ia a locadora sempre tinha um mané que tinha alugado na minha frente, ou reservado acabava alugando outros jogos e depois deixei pra la...tartaruga ninja era massa, e sim 'a pessoa jogava os adversários na tela' e ' também jogava no fundo da tela' tinha um desafio que só era derrotado assim... Dessa listagem ai eu joguei quase todos ^^

[ 9 de Janeiro de 2009 às 11h09 ]
 
Sensacional! Joguei todos desta lista, e muitos outros!
Quero apenas dizer que recomendo YuYu Hakusho, para Super Nintendo. É um jogo de luta muito diferente, cinematográfico para a época. Era pouco conhecido, mas era muito bom! >D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 11h49 ]
 
Esquesseu outros grandes jogos....como os rpgs:
BREATH OF FIRE I e II
FINAL FANTASY series
TALES OF PHANTASY
esses que eu sitei sao grandes rpg ke mostram a capacidade da velha garda dos video games.

[ 9 de Janeiro de 2009 às 12h40 ]
 
adoro os jogos do super nintendo

[ 9 de Janeiro de 2009 às 13h12 ]
 
Para mim faltou só Captain Commando da Capcom ;D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 13h14 ]
 
mario kart era muito bom, mas pra mim o jogo de corida do snes foi o rock‘n roll racing
outro jogo q também ficou na minha memória era o battletoads

[ 9 de Janeiro de 2009 às 13h21 ]
 
Nossa... faltou jogo ai eim!? hehe
Por ex.
- Batman Forever
- Marvel Super Heroes
- Strike Gunner
E por ai vai... ^^

Lembrando que eu jogo SNES até hoje [o meu tem 11 anos... suASuhASUhuh ]!!
Uhul!! E pra dizer que... Ele é o melhor...
*Lembrando de assoprar o cartucho pra funfar... uheuheuheuhe*
Bons tempos... xD

Abraços galera!!
Ród

[ 9 de Janeiro de 2009 às 13h23 ]
 
Opa..só pra complementar...seria um grande pecado passar sem citar o 'Imortal'...

TOP GEAR [todas as séries]
Quem ao menos nunca ouviu o solo de Top Gear 2000?!

[ ]‘s

[ 9 de Janeiro de 2009 às 14h35 ]
 
Pera lá! Nossas memórias não são tão fracas. Tá, eu nunca lembro de nada. Mais ainda jogo games de Super Nitendo (como Chrono Cross, Final Fantasy, Breath of Fire entre outros!).

Tá, realmente. Compara-lo com FallOut 3 chega a ser absurdo. Mais ainda dá pra jogar um tiquinho. Uma vez ou outra. Infelizmente, as pessoas de hoje em dia só gostam de gráfico, efeitos especiais. Tem gente que nem liga para história. Alguns, nem pra jogabilidade.

Boa Matéria, LEMBRAR os velhos tempos realmente é bom. Mais, um dia ainda vão relançar tudo pra gente jogar em grafico de PS3 e compania! (não custa sonhar, pera lá!).

Atenciosamente, Blackheart.

[ 9 de Janeiro de 2009 às 15h12 ]
 
Como disse o Amigo ali em cima...são jogos Eternos! Clássicos!
Como alguem pode se Clamar Gamer sem ter Jogado Sunset Riders? Megaman 7? Final Fight? Mario Kart? STAR FOX?
Depois de Aconselhar a Jogarem, hoje e sempre, todos esses títulos, deixo apenas mais uma Mensagem:
DO A BARREL ROLL!!!

[ 9 de Janeiro de 2009 às 17h10 ]
 
hauhauhauhuaha.. Caramba, é bom lembrar dessas lendas ai =p
Joguei a maioria na epoca do Super nitendo
*-*

Ótima matéria =D

Abraços
||~~ Marcella

[ 9 de Janeiro de 2009 às 18h00 ]
 


J PARABENS !!!! 8D
E HÀ! Eu tive infância. >:D
Eu joguei a maioria, joguei muito , teve uns 3 ou 4 que não consegui jogar...mas nada que um emulador não resolva ^^.
Eu como um bom 'Nintendeiro' tenho o meu SNES. E quando bate a saudade, tiro meu SNES da caixinha e fico jogando com meu irmãozinho.
Sim a lista está ótima. Falta alguns, mas mesmo assim ela está muito boa. ^^
Parabéns[2] só espero que tenha uma dessa de N64 (SIXTY FOUR!!!).

Abraços Bozo. 8D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 18h40 ]
 
Concordo em parte com os jogos citados na matéria considerados 'Imperdíveis'.
Entre eles:
• 10 • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time

Putz... Só esse?!
É... a opinião é individual e não cabe a ninguém questionar a dos outros, apenas aceitar.

---

Na minha opinião os que são realmente 'Imperdíveis':
• Mega Man X
• Final Fight 3
• Super Mario World
• Ultimate Mortal Kombat
• Aladin
• Bomberman 8
• Donkey Kong [Todos] (Como este ficou de fora?!)
• Ninja Warriors
• International Superstar Soccer
• Top Gear (Pela música Tema)
• Wild Guns

... Acredito que tenham mais, mas está bom por aqui.

Abraços.

[ 9 de Janeiro de 2009 às 19h28 ]
 
Err... Super Mario World está na minha lista... então MatAbra, você não concorda com apenas um da minha lista, e sim com dois!
E Mega Man X, apesar de não ter imagem, é citado junto com Mega Man 7!

Mas e aí...? Mais alguém gostaria de incluir mais algum que não foi citado...? =D

[ 9 de Janeiro de 2009 às 20h55 ]
 
Eu peguei essa epoca no final... mas já joguei mais ou menos metade da lista...
Gostaria de Citar nomes que não estão ai....
- Donkey Kong [ Todos }
- Internetional SuperStar Soccer
- NBA [ Não Lembro o Resto do nome ]
- Metal Gear
- [ Tem um joguinho, q vc tinha q fica explodindo as bolhinhas enquanto da a volta no mundo... nao lembro o nome, mas eu perdi mtas e mtas horas jogando aquilo ]
- Marvel Heroes
- Aladin [ Outro jogo que eu perdi mtas e mtas horas quando era pequeno, chegando até a zerar, mas depois quando fui tentar jogar de novo, ano passado, travei na 4ª fase xD ]

[ 10 de Janeiro de 2009 às 11h42 ]
 
Ah...e...claro... Battletoads! Um dos jogos mais difíceis que ja joguei...

[ 10 de Janeiro de 2009 às 11h50 ]
 
Putzzz!
Que louco resgatar essas lembranças!

Mas vou concordar com quem andou citando Donkey Kong e Aladin que eram fantásticos.
Para jogar com a galera, realmente tinha que ter o Top Gear e o clássico Internation SuperStar Soccer De Luxe (eu ganhei um campeonato desse aqui na rua... rs)
Fora aquele Mortal Kombat que enquanto carregava você podia colocar uns códigos que mudavam algumas coisas no jogo, por exemplo, acionar finais (fatalities, animalities, friendship) com apenas um botão.

Agora o Minhoca51 relembrou um que eu pirava: NBA JAM! Putz! Que jogão!
Acho que esse seria o que eu ainda jogaria hoje com menos reservas... Era louco quando você fazia três cestas seguidas e a bola ficava em chamas (It‘s ball in fire!) ou quando você quebrava a tabela!!!

Bom... Chega... Se não não vou parar... rs

E olha que tive primeiro Mega-Drive e joguei muito o já citado Streets of Rage, melhor que o Final Fight na minha opinião... rs

[ ]‘s
Shalom...

[ 10 de Janeiro de 2009 às 14h01 ]
 
Cara! Essa matéria mesmo, muito show de bola! Dá até gosto de comentar, por isso tenho a certeza que esse meu comentário será enorme!

---

Dos jogos que foram citados ali, concordo com alguns, até mesmo nos conceitos do J. Mortal Kombat I e II foram perfeitos, fora a censura que foi imposta para que ele fosse feito para o Super Nintendo. Se você jogar o do Taito (Fliperama), verá que os ' Fatalities ' eram mais sangrentos e realistas (MK O). No MKII, eles voltaram a ser sangrentos novamente. Até que no MKIII e Ultimate Mortal Kombat, a censura baixou de vez. Os Fatalities quando executados, faziam que voassem dezenas de ossos, que troncos comidos ficassem em pé, enfim, foi uma forma de desvirtuar com a realidade. Segue o mesmo exemplo no Mortal Kombat Trilogy (PS1 e N64). Inclua nisso a possibilidade do personagem correr, barra de stamina, combos enormes, enfim... várias fórmulas que fizeram com que Mortal Kombat saísse de suas origens. Só voltou as suas raízes nos PS2, principalmente com MK Armaggedon, o que eu mais jogo ultimamente.

---

Cronno Trigger sim, aquele era um RPG de verdade. Pra quem não sabe, o game conta com 11 finais, inclusive o do Lavos, a morte do Cronno (Personagem principal). É um game que até hoje a gente joga sem nenhum tipo de problema, até porquê gráfico não é sinônimo de diversão.

---

A verdadeira graça do Super Mario World era ' zerar ' o jogo com todo o percentual. Sem dúvida, foi um jogo que marcou época, e o que fez a Nintendo vender muitos consoles. Até pouco tempo eles ainda eram fabricados aqui no Brasil, sustentados pelos pais que com certeza apostavam na pureza dos games da época, tentando retirar da realidade dos filhos games como GTA e afins.

---

Street Fighter de Super Nintendo sofria de uma série de Bug‘s na inteligência do adversário (COM). Só nisso que perdia para o de Flipper mesmo. Dava pra gastar várias e várias horas jogando. Reza a lenda que existe um Street tão cheio de Bug‘s que foi batizado aqui no Brasil como ' Street Fighter de Rodoviária '.

---

Super Mario RPG foi um marco com certeza. Inovar a jogabilidade do Mario foi uma grande estratégia, até inovou na parte da temática básica dos jogos anteriores: somente salvar a princesinha. Poder jogar com o Bowser era demais, o cara massacrava nos ataques! E o Mario com as magias, ficou show de bola.

---

Trocaria na lista aquele Dragon Ball Z pelo Dragon Ball Z RPG, que era muito animal! As animações do jogo de RPG e a mistura de Card Game me fizeram gastar um bom tempo na frente da TV.

---

Mario Kart era um daqueles jogos que juntavam vários amigos na sala de casa pra gastar uma tarde inteira tentando abrir o modo de ' 150 cc ', ou até sozinho jogando contra o Ghost (Recorde de Tempo). Pura nostalgia!

---

Knights of the Round inovou o conceito do Final Fight, que até então era bater bater e bater. Tem até um pouco de RPG, até porque pelo que eu lembro, no jogo você não ganhava pontos, mas sim Exp. Lógico que Final Fight em sua trilogia tinha a sua mágica, fora o 2 que foi o mais mal trabalhado assim dizendo, mas mesmo assim era jogável. Ponto positivo pro primeiro que era o mais difícil e pro terceiro que tinha a barra de Super.

---

O melhor do Mario All-Star era o the Lost Levels. Aquele sim era pra macho! Poucos zeraram aquele, o último mundo era praticamente impossível de passar. Há até uma sátira para o Mario The Lost Levels no YouTube, denominada: Super Mario Asshole. Vale a pena assistir!

---

X-Men: Mutant Apocalypse e Marvel Super Heroes: War of The Gems simplesmente ownavam nas antigas... O primeiro porque era um game realmente difícil, e geralmente os games difíceis são os mais legais, e o segundo citado era bom porque dava pra equipar as ' gemas ' e ampliar as capacidades dos personagens. Posteriormente até gerou um jogo de luta para o Flipper, que eu não lembro o nome agora...

---

Super Star Wars e Sunset Riders também eram jogos excelentes, eram praticamente do mesmo gênero. Jogar com o Chewbacca e ' usar a força ' com o Luke, realmente era demais! Fora o fato de poder jogar com as naves em determinadas fases. Tinha que ser ninja pra passar da última fase desse jogo.

---

Os outros jogos que eu não citei é porque não figuram na minha lista de favoritos, lógico, cada um tem um gosto. Eu adicionaria alguns:

Ninja Gaiden Trilogy: Como esse jogo pode ficar de fora!?! Acho que o J deve ter esquecido. Marcou uma geração no Nintendinho, e marcou também no Super Nintendo quando a Trilogia surgiu.

---

Super Metroid 3: Jogar com Samus Aran por várias e várias horas no planeta Zebes... quem nunca fez isso? Oras, que nunca fez isso não sabe o que é felicidade! (Brincadeira! ^^)

---

Zelda: A Link of The Past: Não preciso nem comentar.

---

Killer Instinct: Como citar Street Fighter, Mortal Kombat, e não citá-lo?!? xD

---

Alguns em sequência: Top Gear (Trilogia), Donkey Kong (Trilogia), Turn And Burn: No Fly Zone, Super Turrican, Pilot Wing‘s, Ninja Warriors, Power Rangers, Megaman X (Sequência), Final Fantasy (V, em específico, na minha opinião...

---

O meu primeiro lugar, assim como o JimmiJoker citou é o Yu Yu Hakusho Tobhekuden I e II (acho que é assim que se escreve). Não era um jogo de luta em estilo 2D, era diferenciado! O gráfico até hoje não deixa tanto a desejar, pois é no estilo desenho. O sistema de magias, esquivas, transformações... Tudo te lembra o anime. Sem dúvida, o melhor. Pena que poucos tenham jogado, era um cartucho restrito, assim como o cartucho de Doom pra SNES.

---

Abraços,

Goe®

[ 10 de Janeiro de 2009 às 17h55 ]
 
Cara, você só não colocou 'final fantasy III' por que não jogou...
(...) joguem, pois é o melhor jogo de SNES que existe!!!!!!!

[ 10 de Janeiro de 2009 às 22h15 ]
 
O 'Street Fighter de Rodoviária' que o Goe citou, na verdade não era um Street cheio de bug‘s e sim, uma versão que teve a sua programação alterada no 'Fundo de Quintal' por alguém que queria vender máquinas de fliperamas diferenciadas.

Nesta versão não-licenciada, diversas travas foram retiradas e algumas funções eram incorporadas dentro de outras. Desta forma era possível soltar vários 'Sonic Booms' do Guile, sem ter que esperar 'os 2 segundos pra trás' ou que o Sonic Boom anterior estivesse fora da tela. O Zangief flutuava no golpe giratório e soltava Sonic Booms pelo sovaco. Entre diversas outras atrocidades. Se eu não me engano, os consoles domésticos receberam uma versão parecida.

Outro que eu me lembro era uma versão diferenciada de Mortal Kombat II, para Super Nintendo. Era possível soltar FATALITY em qualquer momento da luta. Mas, era uma maldição! Se você acertasse o inimigo, ele teria seu corpo destruído sim, mas a luta parava. Tinha que esperar o tempo terminar, e o vencedor, era quem tinha mais energia... FATALITIES não tiram energia...

E druidadofogo, você tem razão, não tem nenhum Final Fantasy nessa lista, porque o primeiro que eu joguei, foi o Final Fantasy VII. Só depois eu voltei para conferir alguns FF´s!

[ 11 de Janeiro de 2009 às 00h54 ]
 
eu tinha um SUPER...os jogos que eu mais gostava era.:futebol .dragon ball z.,mortal kombat,um de navinha etc.mas com o passar dá evolução.esses jogos viraram RELIQUIAS ao meu ver.e deveriam ser remasterizado para plataformas superiores,isso acontece,mas o jogo muda totalmente da obra original.portanto ,se voce tem aquela fita antiga de super nintendo não a estrague!UM DIA ELA VAI VALER MUITO MAIS QUE UM CD DE PS3!
flw.

[ 11 de Janeiro de 2009 às 04h41 ]
 
Puuuutz Goe!
Você tem razão! Como esquecer Killer Instinct?! Ele briga pau-a-pau como o melhor game de luta de Super Nintendo, sem dúvida alguma!

Quanto ao Yu-Yu Hakusho, depois do que foi dito por aqui, vou ter que dar um jeito de jogar pra ver como é!

[ ]‘s
Shalom...

[ 11 de Janeiro de 2009 às 11h55 ]
 
Killer Instinct, Megaman X3 (Rockman), Donkey Kong Country 3 (1 tb), Top Gear 3000, Top Racer, Gradius III, Todos os supermarios... Nossa. tem jogo demais que muitos acabam mesmo ficando de fora.

Ainda bem que eu os tenho bem guardados pra jogar (e jogo até hoje pra matar a saudade).

Matéria muito boa.
Parabéns.

[ 11 de Janeiro de 2009 às 19h14 ]
 
É, quando ganhei o meu snes eu tinha uns 6 anos, mas mesmo assim eu lembro de boa parte deles, apesar de ter virado poucos. =D

Abraços.

[ 13 de Janeiro de 2009 às 16h01 ]
 
Putz, li a matéria chorando de nostalgia ._.
Super Mario World, Zelda, Chrono trigger e Final Fantasy V(Eu curti o.o)... Bons tempos quando dava pra comprar jogos incríveis no camelô... Agora tem que desembolsar R$ 1.500(acho né?) por um wii sem jogo nem nada... Alguém aí curte Bomberman? =D

[ 15 de Janeiro de 2009 às 08h57 ]
 
Nossa eu de novo aqui...hehe [Sim..eu fui muito viciado em SNES na infancia... xD]

Seria pecado eu não concordar com o Goe que citou Killer Instinct...[e acredito que quem jogou com certeza concorda]
Nossa na minha opinião Killer Instinct bateu MK nos termos de gráfico [sim..ele tinha um gráfico espetacular..ainda mais que era um jogo de SNES] e enfim..era muito envolvente... o jogo era tão bom que nem há como descrevê-lo.... era no mínimo diferente... [quase que exótico..hehe xD] os personagens... os combates... os combos fantásticos com a Orchid..[a mulherzinha]... lembro que tinha um lobisomem que era bom d+.. e sim.. o nosso lutador com traje 'cavaleiro medieval' Fulgore...

Sem dúvidas... na minha opnião..foi O MELHOR jogo de luta para SNES que eu joguei.

[ 15 de Janeiro de 2009 às 20h51 ]
 
EPOCA: MEDIEVAL
um velho homen surgi na taverna e um sino soa avisando q o individuo chegou
logo logo ele avista uma maquina q parecia ser um artefato imaginavel depois de seus olhos permitir ver o artefato ele se aproxima da maquina e diz:
-- mas q iten magico gozado esse aki.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
hogeui os jogos dai quase todos e ainda tenho um super nintendo aki em cima do guarda roupa
xD....

[ 16 de Janeiro de 2009 às 11h56 ]
 
otima matéria...
joguei todos... tem alguns q marcaram tbm...uns ja foram citados outros n:

-Killer Instinct
-Battletoads
-Desert Strike( qm n lembra do helicopterozinho do exercito >.<‘‘)
-D&D (toda a serie pra SNeS)
-Top Gear ( q mané NfS...TG owna xD)
-Goof Troop ( muitas horas d risos)
- ‘Os Simpsons‘ e ‘Bives and But Red‘(sei escrever n) tbm eram otimos
- ‘Hyper Voley‘ e o classico ‘Ronaldinho soccer 97‘
...and mais um MONTE...
e n são antiguidades n...até oj eu jogo, prefiro 1000 vezes jogar killer instict doq aqla coisa q teimam em chamar de jogo (MK vs DC)¬¬

bjão ^^
=**

[ 17 de Janeiro de 2009 às 03h45 ]
 
Trigger na lista 'jogos que você DEVE jogar de snes', por favor u_ú‘

[ 2 de Fevereiro de 2009 às 14h27 ]
 
Eu tmb incluiria alguns como:

Front Mission
Final Fantasy 3 e 5
Fire Emblem ( todos )
Haverst Moon ( pra quem gosta de passar o tempo é uma ótima pedida )
Yu Yu Hakusho Tobhekuden I e II
Breath of Fire 1 e 2
Tales Of Phantasy
Dragon Ball Z RPG

esses para mim foram marcantes consegui virar todos com mta determinação, paciência fora a capacidade de ignorar os gritos da minha mãe mandando eu sair da frente da tv... rsrsr...
bom post maximus... tá de parabéns....

[ 15 de Fevereiro de 2009 às 17h17 ]
 
Com certeza, a maioria são jogos eternos.Eu lembro que, mesmo podendo comprar um console mais moderno que o SNES, eu não queria abandonar estes jogos, com medo de nunca mais ver eles. Realmente, bons tempos aqueles em que eu jogava as obras primas de Shigeru Miyamoto (Donkey Kong, Mario, Zelda, Star Fox...) dentre outros grandes jogos.Ótimo post :D

[ 17 de Fevereiro de 2009 às 12h33 ]
 
É verdade esse negócio do filme, realmente eu assistir um filme de quando éra criançã, mas não gostei, mas esses negócios dos jogos eu sempre gostei de quanse todos da linta, eu tinha uma alavanca, aquelas de fliperama, que eu jogava muito com os meus amigos, isso era quando eu tinha uns 12 anos por ai, mas esse tempo acabou, eu me cinto muito triste com isso, chegou os video games modernos e agora todo mundo só gosta deles, mas eu ainda tenhoi o velho e bom super nintendo e me divirto sozinho, não é tam triste isso, mas é uma lembransa q eu jamais esquecerei, você que teve o saco de ler, deve ter sintindo o mesmo, obrigado por ler :)

[ 17 de Abril de 2009 às 20h14 ]
 
eeehhhhhh falto um classico top gear aki neh ^^
aquele final fight 3 tambem foi show de bola
e pow o imortal
Killer Instinct
Inserir Comentário!
Enriqueça esta matéria fazendo o seu comentário!
O Portal RPG Online está em manutenção!
Novos comentários estão desabilitados!
Links Patrocinados
Pesquise!
Procure pelo seu assunto preferido no Portal RPG Online!
O Portal RPG Online está em manutenção!
A pesquisa está desabilitada!
Games
Confira abaixo os 10 artigos mais recentes publicados nesta seção:
Castlevania: Lords of Shadow
:: Adivinha quem está produzindo este jogo...?
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 20/8/2009
Adivinha quem está produzindo este jogo...?
Mais um Mortal Kombat à caminho!
:: Seria o último fôlego da Midway...?
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 24/6/2009
Seria o último fôlego da Midway...?
Final Fantasy XIII e XIV apareceram na E3
:: É, você não leu errado: Final Fantasy 14 foi anunciado!
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 7/6/2009
É, você não leu errado: Final Fantasy 14 foi anunciado!
Uncharted 2: Among Thieves
:: Uma boa e inesperada surpresa!
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 7/6/2009
Uma boa e inesperada surpresa!
God of War III somente em 2010
:: Kratos terá que esperar...
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 7/6/2009
Kratos terá que esperar...
Assassin's Creed 2
:: Confira o Trailer e o GamePlay deste jogão!
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 7/6/2009
Confira o Trailer e o GamePlay deste jogão!
Nintendo anuncia Wii Fit Plus!
:: Mais uma chance para os gordinhos perderem peso!
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 5/6/2009
Mais uma chance para os gordinhos perderem peso!
Veja o novo PSP Go!
:: Novidade apresentada na Electronic Entertainment Expo!
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 5/6/2009
Novidade apresentada na Electronic Entertainment Expo!
Controles de movimentos da Microsoft e da Sony!
:: As duas maiores novidades da Electronic Entertainment Expo...?
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 5/6/2009
As duas maiores novidades da Electronic Entertainment Expo...?
Metal Gear Solid: Peace Walker e Rising!
:: Kojima revela mistérios na Electronic Entertainment Expo
Seção: Games
Autor: J.Maximus
Publicado em: 5/6/2009
Kojima revela mistérios na Electronic Entertainment Expo
GuerraKhan: Jogo de Estratégia Medieval Online que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada!
Rei do Crime: Jogo estilo Ganster que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada! Somente para maiores de 18 anos!