Procurando por artigos de RPG? Confira as ofertas do Shopping RPG Online
Conheça o novo RPG 2ic!
Dicas de RPG
Live Action!
Conheça como funciona esta divertida (e diferente) forma de jogar RPG!
Autor: Kaoz Yakuza
Publicado em 10 de Março de 2008 às 19h36
Matéria visualizada pela N vez!
Matéria com N comentários!

Personagens, figurinos, cenários, ação e muita diversão garantida. Estamos falando de mais um modo de se jogar RPG. Em um tradicional jogo de RPG os jogadores sentariam em volta de uma mesa com suas fichas, o único movimento necessário seria o da escrita para mudar status. O Live Action (Ação Ao vivo), muda totalmente esse padrão. Como se fosse um teatro, cada jogador interpreta seu personagem, não exigindo rolagem de dados e imaginação do cenário. O jogo também não segue nenhuma história pré-definida, podendo ter vários mestres para ajudar no melhor desenrolar da trama. 
                                  
O Live Action, como o RPG tradicional também possui regras, sendo uma delas a do toque. Lutas, cenas mais “picantes” e coisas do tipo na maioria das vezes são narradas pelos mestres, assim evitando brigas e “paqueras” dentro do jogo. Como alguns jogadores acabam achando mais divertido interpretar as lutas, alguns grupos permitem a “luta combinada” ou uma luta improvisada com leves movimentos, claro que com a permissão das pessoas que estão interpretando o papel.


Solte sua imaginação!

Uma das regras mais importantes é do não uso de armas reais. Isso diminui o risco de ferimentos durante o jogo ou uma denúncia feita por um vizinho que não sabe que se trata apenas de um jogo. Como decidir quem ganhou? Na maioria das vezes para decidir vencedores são comparadas às ficha, criadas antes do jogo começar. Mas muitos preferem usar de jeitos mais práticos como “pedra, papel ou tesoura”.

Em Live Action se encontra vários estilos, basta você escolher aquele que mais te agrada. Muitos têm como foco desafios, charadas e muita conversa entre os jogadores. Alguns Live’s ficam presos na batalha: Interpretação versus Combate, e acabam ficando divididos.

Para se ter um bom Live Action, precisaria em torno de 40-50 pessoas para se ter um jogo completo, um local grande e de preferência reservado. Em alguns lugares esse tipo de RPG é chamado de “LARP” (Live action Role Play).


Naruto em Live Action, por que não?

Depois de descobrir o mundo de LARP aposto que muitos ficaram interessados ou ao menos curiosos para ver mais. Como também aposto que muitos vão reclamar da falta de jogadores, afinal um grupo de LARP é composto por muitos players, sendo assim deixo abaixo a minha sugestão para os interessados.

O Graal

O Graal é um grupo que se reúne com o único objetivo de se divertir interpretando personagens em um mundo medieval-fantástico. Seja participando de um banquete no castelo, seja acampando rumo às Terras Ermas ainda inexploradas por aventureiros, seja batalhando contra um exército de mortos-vivos, o objetivo aqui é contar uma história atuando nela, criando lendas e mitos que poderão ser lembrados por gerações futuras.

Para isso, criaram um mundo fictício, onde a magia existe, os humanos não são a única raça inteligente que existe, e muitos perigos e aventuras espreitam a cada lugar. Então comece a imaginar qual personagem você gostaria de interpretar em um mundo assim, e se prepare para se divertir e passar algumas horas muito diferentes.

Para mais informações sobre o Graal: http://www.graalrpg.com/index2.php

Comentários
Confira agora os comentários dos Usuários:
[ 10 de Março de 2008 às 19h38 ]
 
Aewww, Kaoz, outra matéria bem interessante...e deve ser uma das únicas a qual tive o privilégio de se saber o que era antes de começar a ler, pois já joguei um Live Action na real. E é bem legal mesmo, nós temos realmente a chance de vestir o personagem, e a rolagem de dados, regras não há quase... o que pra mim é muito bom, pois ainda tenho dificuldades com isso. Parabéns pela matéria!

[ 10 de Março de 2008 às 19h45 ]
 
Lembre-se o RPG, tem muito preconceito por causa do Live Action, não por causa dele em si, mais de quem usa de má forma esse tipo de jogo, se forem jogar por favor, não usem armas de fogo, ou qualquer objeto que pode ocorrer em algum acidente, não esqueçam tenham Conciencia de seus atos, talvez não mude muito pra vocês, mais cada atitude de um jogador de rpg muda sim, o jeito que olham os jogadores de rpg, parabens, bela materia Kaoz
Abraços, Obrigado, Litre

[ 10 de Março de 2008 às 20h04 ]
 
Boooa Kaoz. Acabou que ficou muito boa sua matéria cara, como você mesmo queria, dar um impacto de novidade para a galera!

Adorei a imagem do quadro negro.

Quanto ao Live Action, é realmente um jeito inovador de se jogar RPG. No entanto, não deve ser difícil achar pessoas que levam isso mais a sério do que deveriam. A primeira vez que ouvi dizer sobre isso, me disseram que as pessoas realmente lutam de verdade e se machucam na brincadeira. Claro, que não passa de pura baboseira, se ninguém exagerar na dose do jogo.

Abraços, Brolly

[ 10 de Março de 2008 às 20h12 ]
 
Velho, sempre tive vontade de jogar Live meu, pena que em Floripa o RPG não é tão difundido.

Esse do meio, no mínimo deve ser o Kaoz né? xD

Abraços velho, boa matéria /o/

---

[ 10 de Março de 2008 às 20h12 ]
 
LA é uma boa maneira de jogar rpg, ainda mais que melhora e muita a interpretação... mas tambem corre o risco de ser colocado o termo 'idiota' por boa parte de fdps. Não pratico muito isso, mas ja experimente e é muito bom, aprovo e recomendo quem tiver pensando jogar rpg nesse estilo.

[ 10 de Março de 2008 às 20h15 ]
 
Eu costumava brincar que LiveAction era o que dividia a normalidade e a anormalidade dentro do RPG, mas claro, isso é só uma brincadeira com os estereótipos, LA deve ser algo interessante, nunca tive a chance de jogar, mas me atrae muito. xD

[ 10 de Março de 2008 às 20h37 ]
 
Primeiramente, parabens Kaoz, materia muito boa, eu por exemplo nunca tinha ouvido falar disso, como acho q muita gente nunca ouviu.
Parece bem divertido esse live action, deve ser mais emocionante q o proprio rpg de mesa, sair pulando os banco da praça e lutando com uma espada de plastico contra seu arquinimigo ( melhor amigo) numa luta sanguenta, em que soh sai vivo akele q ganhar no par ou impar depois de se cansarem. Pena q naum conheço muita gente daqui q jogue... mas ainda brinco disso!
Boa matéria!
Flws!

[ 10 de Março de 2008 às 20h47 ]
 
Tenho Colegas que Participam do Graal... é, realmente, muito Bom!

Eu gostava de Batalha Campal...o.o... e AINDA encontro um Grupo pra Live Action de Vampiro: A Máscara (Leis da Noite)!

[ 10 de Março de 2008 às 21h17 ]
 
Ok...
É meio estranho...
Mas a foto da luta no quadro ta manera...
XD

[ 10 de Março de 2008 às 21h30 ]
 
deve ser realmente muito legal poder jogar um LiveAction..
Como no caso do meu amigo Goe, aki na minha city o RPG não é muito difundido..

Se aquelas brincadeirinhas de teatro são legais imaginem um LiveAction..
Tenho muita vontade de participar de um.. e quem sabe um dia eu posso realizar meu desejo..

Matéria muito boa Kaoz, com uma explicação legal, não completa, mas legal.. Ah e a 1ª imagem.. adorei!!

Salve Salve o RPG!

[ 10 de Março de 2008 às 21h34 ]
 
Live action, eu amo live ^^....meu primeiro contato com RPG foi em um live aki na minha cidadezinha....pensei que era um grupo de teatro...e realmente era XD....
artistas jogao live, logo que nesse modo de jogo seu personagem é valorizado 100%....vc fala como ele, vc anda como ele, vc é seu personagem....muito rox mesmo....
eu por alguns anos fui mestre de live aqui em minha cidade. sei muito bem o quao grande é o preconceito nesse tipo de jogo, eu andava com sacolas com fantasias, e sempre 2 mascaras.
as mascaras erao pra hr da narracao...ficava bem legal....ceta vez mestrei um 'mini-live' para 14 pessoas, em um acampamento durante 1 semana...havia 1 regra: acao apenas com mestre junto. ou 1 dos 3 sub mestres. jogavamos cerca de 6 hrs por dia. fora isso, faziamos nossas atividades normais....foi realmente super legal. ninguem saiu ferido,lesado,machucado ou nada disso, apenas magoado...pq o jogo era sobre um acampamento [lol] e quem fosse 'morrendo' era levado embora.
a materia tá muito legal, da uma luz para muitos dos jogadores do IRPG que nunca ouvirao falar de live... ou jogo das fantasias!!! neh? yoshi ? XD
pena que eu acho que foi um pouco mal pesquisado.live tem bem mais coisas a serem comentadas e exploradas. e a fonte sem duvidas é a wink ;D
mais foi interessante mandar uma materia desse nipe.

{CdR}Conceito
PAZ e GLORIA

[ 10 de Março de 2008 às 21h34 ]
 
Powxaaaaaaaaa...Nunca joguei live mas pelo que ouvi falar deve ser rox mesmo XDD..Ta de parabens pela materia kaoz....*Finalmente podendo comentar *__**

[ 10 de Março de 2008 às 22h15 ]
 
legal, interessante mesmo, mas para min, é meio inviavel.

[ 10 de Março de 2008 às 23h30 ]
 
Ok, Live é uma experiência muito divertida. Já devo ter comentado minhas experiências sobre o assunto em outra matéria. É um assunto interessante, ao qual se pode escrever páginas e mais páginas de artigos.

Só achei que 40 ~ 50 pessoas foi um exagero. Já fui em alguns lives muito bons que não chegavam a ter 20 participantes. Fica bom, e um tanto mais pessoal, desde que todos estejam bastante envolvidos na história.

D. Hugs.

P.S.: Eu estive no Live que a Ashley participou. ;D

[ 11 de Março de 2008 às 00h20 ]
 
\o/
Live ROX!
Não tive contato com live porem já vi fotos, e ouvi e historia e futuramente eu vo participar de um projeto de um Live de vampire. Moscou By Night ( Se o projeto for pra frente é claro ).
Desde que fiquei sabendo desse tipo de RPG sempre tive muita vontade em jogar!
Grnade matéria Kaoz.
By: Kratos

[ 11 de Março de 2008 às 00h45 ]
 
Hmm ... cosplay, live action, eu nunca fiz, sinceramente. Eu não so muito fã fanático de animes, eu apenas gosto, não tenho nada contra quem gosta de se vestir como seu personagem e se divertir por ae.

Mas é legal se você por exemplo botar uma capa negra pra mestrar vampiro, ou então pegar um papel e molhar com café pra fazer o pergaminho antigo, ae sim ... xD

[ 11 de Março de 2008 às 01h40 ]
 
live.. interessante
1 bom tema pra ser abordado..
confesso que não faz muito meu estilo de jogo mas enfim =P
*fechando o comentario apenas analisando o quadradinho ao lado do nome da materia*

[ 11 de Março de 2008 às 03h11 ]
 
Nussa!!! Agora eu seu pq o Kaoz num tava querendu jogar GunStop, falandu ki ia escrever a materia... Parabens mesmo cara, ficou muito boa... nunca joguei LA ( marca di cigarro -.-' ) mas parece ser muito divertido. Parabens pela materia Kaoz., Adorei o quadro na imagens XD
OBS: so num li o comentario do CEito * preguiça * ¬¬'

[ 11 de Março de 2008 às 03h34 ]
 
Nossa adorei a matéria.
Eu já conhecia através do livro 'Teatro da mente: leis da noite' pra Vampiro: A mascara.
Infelismente é muito difícil arrumar grupos para esse tipo de jogatina.
Mas vale resaltar q muitos dos rumores q andaram soltos pela mídia de que jogadores de RPG são pessoas endemoniadas, psicopatas e homicidas psicóticos deriva de jogadores 'Joseliticos' de Live Action.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Por isso, quando forem jogar divirtam-se muito, liberem a criatividade mas nunca se esqueçam das regras de ouro (página 14 do livro q citei):
1- Não tocar! Nada de façanhas: '(...) Se você é capaz de imaginar que é um vampiro de séculos de idade, então com certeza vc é capaz de imaginar que está pensdurado num lustre (...)' ou que esta sugando o sangue de alguém.
2- Não usar armas (nem preciso comentar sobre isso né?!)
3- Sem drogas ou bebida (outro ponto óbvio)
4- É apenas um jogo: '(...) Você e os demais jogadores estão fazendo isso para se divertirem.Levar as coisas a sério de mais, (...) só vai estagar a diversão de todos, inclusive a sua. (...)'
5- Seja cuidadoso com os outros (esse é uma das mais importantes): Nós do RPG queremos deixar de ser recriminados e/ou criticados portanto '(...)Assustar as pessoas e conseguir que as autoridades locais sejam chamadas não é a melhor forma de conseguir isso.(...)'
6- Faça o que funciona para você: '(...)Seu jogo pode ter circuntâncias especiais que exijam algumas mudanças ou adições nas regras(...).Desde que as pessoas se divirtam, vá em frente e faço - o jogo é seu.'
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Bem é isso que eu gostaria de acrescentar.
^^
Boa diversão apra todos.

[ 11 de Março de 2008 às 16h11 ]
 
Ultima vez q joguei Live Action ( uma das unicas tb .. Infelizmente =[ ) era baseado no livro Teatro da Mente de vampiro a mascara.. foi muito interessante.. Perdemos muito tempo jogando, a interpretaçao até q foi complicada... O livro ajudou muito ^^

Excelente materia Kaoz ^^

ps: fiquei com vontade de jogar de nv live action.. nhaaa u.u

[ 11 de Março de 2008 às 18h37 ]
 
Já participei de Oficinas Teatrais em Casas de Cultura e fazíamos muitos exercícios de improvisação...
Algumas vezes a professora pedia para que cada um inventasse um personagem e depois ia juntando as criações em grupos de quatro ou cinco num mesmo ambiente e começamos a improvisar.
Era quase um LA... Acrescente algumas regras, figurino e uma história mais elaborado e pronto!

Parece ser legal, mas eu sinceramente prefiro o RPG Narrativo mesmo...
Achei rox o comentário do Tio Ukitake, preconceitos a parte é claro, mas seria um critério... rsrsrs

Quanto a matéria... Fantástica iniciativa Kaoz, está de parabéns por ela, mas concordo com o Neo e o Ceito de que faltou um pouco mais de conteúdo...

Abraços...
Shalom...

[ 11 de Março de 2008 às 19h35 ]
 
As sessões devem ser hilárias com os participantes interpretando seus personagens na real.
Nunca joguei Live Action, e acho que não teria como fazer isso onde moro. Por aqui até o tradicional RPG de mesa é excasso.

Ficou bem legal a matéria.
Parabéns, Kaoz!

[ 11 de Março de 2008 às 22h15 ]
 
Live realmente é uma forma bem diferente de se jogar RPG, pois de certa forma vc foge um pouco do estilo RPG de Mesa e tem a chance de viver ainda mais intençamenta o seu personagem interpretando literalmente ele, e uma dica, a todos aqueles que tem vontade de Jogar Live e moram em SP, vão no evento EIRPG que tem todos os anos, eles sempre tem uma sala que se joga live

Parabens pela matéria Kaoz

Neo Galdrin

[ 12 de Março de 2008 às 15h07 ]
 
.... Nunca joguei Live !!!! quando tive oportunidade de jogar um Live-action no evento eu não tinha idade minima correspondente ao Vampiro a Mascará
HAIUHAUHUIHAHIAHUAI

Triste mas anos após conheci teoricamente a pratica e achei maneira, fico na esperança de participar um dia de um Live em algum evento ou festa mesmo... * Lives * acontecem em chacarás também ^^

Abraços

[ 14 de Março de 2008 às 13h14 ]
 
Chegamos a uma decisão unanime: a foto do quadro negro é irada, xD

Na minha opnião, parece ser bem divertido jogar LA, porem um poco extranho, e jogar isso de cara me parece um poco constrangedor, não achão?...
Eu jah havia penssado em jogar RPG interpretando as lutas com movimentos reais aqui com meus amigos do Rj, mas realmente não sabia que tinha gente que ja jogava desta manera Oo.....mas tah muito bem bolada au sua matéria, valeu pela informação Kaoz ;)....

[ 14 de Março de 2008 às 19h00 ]
 
É praticamente o que eu fazia quando criança, as vezes sozinho quando ninguém brincava comigo, eu me achava maluco mas no final era bem lgl!!
ps: a imagem do quadro é irada e bem criativa!!!

flw!!

[ 15 de Março de 2008 às 00h55 ]
 
Obrigado á todos que postaram e deixaram sua opinião. =]

[ 25 de Março de 2008 às 13h06 ]
 
Gostei do artigo escrito. O Universo do Live-Action é muito rico e existem muitos grupos pelo Brasil que praticam esta modalidade de RPG. Além disso, está sendo muito bem aceito pela secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, onde a Confraria das Idéias tem sido chamada para ministrar oficinas em diversas bibliotecas de São Paulo. Inclusive nós criamos um vídeo para melhor exemplificar o que é o Live-Action, uma vez que - como o próprio RPG de mesa - muitas vezes é até difícil de se explicar para quem não conhece.
Segue o link do youtube para quem estiver interessado:
http://www.youtube.com/v/INRNdv1QvaQ

Quem estiver interessado em conhecer um pouco mais ou trocar experiências, basta acessar o site www.confrariadasideias.com.br.

Segue um trecho da definição de live que adotamos:

O QUE É LIVE-ACTION?

Expressão originária da língua inglesa que significa 'Ação ao Vivo', o Live-Action é uma variante do RPG que se assemelha bastante a um teatro de improviso. Durante uma partida de Live-Action (ou simplesmente Live), os jogadores recebem um personagem com histórico, objetivos, aliados e/ou inimigos, porém sem um roteiro específico ou falas.

Assim como no RPG tradicional (de mesa), no Live os jogadores são donos de suas ações e escolhem os caminhos que irão seguir. No entanto, diferentemente dos jogos 'de mesa', em que as ações são meramente descritas, em um live o jogador tem que realizar a ação desejada. Como exemplo, podemos citar um cavaleiro que deseje subir em sua montaria. No RPG tradicional o jogador descreveria sua ação, já no live ele teria que montar um cavalo.

Durante um Live-Action, você tem a oportunidade de exercitar sua criatividade, a interpretação e a interação com outras pessoas, bem como realizar suas fantasias, utilizando roupas e maquiagem da época em que se passa a história ou demonstrando seu conhecimento sobre o período.

Cordialmente,

Confrade Godoy
www.confrariadasideias.com.br

[ 29 de Março de 2008 às 22h50 ]
 
sim =D

eu tenho um grupo aki na minha cidade d Live Action =D

parabens kaoz ótima matéria o/

[ 24 de Julho de 2008 às 16h01 ]
 
Bom... É bom ter informações novas de estilos de RPGs, pois, como sendo um mestre, é bom diversificar os estilos...

Mto boa a noticia!!

Vlw Equipe!!!
Inserir Comentário!
Enriqueça esta matéria fazendo o seu comentário!
O Portal RPG Online está em manutenção!
Novos comentários estão desabilitados!
Links Patrocinados
Pesquise!
Procure pelo seu assunto preferido no Portal RPG Online!
O Portal RPG Online está em manutenção!
A pesquisa está desabilitada!
Dicas de RPG
Confira abaixo os 10 artigos mais recentes publicados nesta seção:
Turbinando seus mortos-vivos!
:: Um zumbi de cada vez...
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tzimisce
Publicado em: 20/8/2009
Um zumbi de cada vez...
Horror - Matéria Revisada!
:: Dicas para as suas sessões de horror!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tzimisce
Publicado em: 10/8/2009
Dicas para as suas sessões de horror!
O Psicológico de um Personagem
:: Qual a importância disso no RPG?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Dudu, Frazzatto e Godofearth
Publicado em: 28/7/2009
Qual a importância disso no RPG?
Estadunidenses? 
:: E isso lá por acaso é regra? 
Seção: Dicas de RPG
Autor: Greyheart
Publicado em: 16/7/2009
E isso lá por acaso é regra?
Como fazer da sua aventura uma lenda!
:: O que faz uma aventura ser inesquecível?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Heitor Niemeyer
Publicado em: 6/7/2009
O que faz uma aventura ser inesquecível?
E quando os jogadores se recusam a colaborar entre si...?
:: Quando jogadores que se recusam a trabalharem juntos!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Alexandre - RPGista.com.br
Publicado em: 1/7/2009
Quando jogadores que se recusam a trabalharem juntos!
Detalhando atributos: Carisma
:: Você já prestou atenção neste atributo...?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Danielfo - http://pensotopia.com.br/
Publicado em: 12/6/2009
Você já prestou atenção neste atributo...?
Sempre a Mesma Coisa?
:: Que tal renovar um pouco e sair da monotonia? 
Seção: Dicas de RPG
Autor: Branco
Publicado em: 10/6/2009
Que tal renovar um pouco e sair da monotonia?
Interpretação. Muitos entendem, mas poucos executam!
:: E para os que não entendem, aqui vão algumas dicas...
Seção: Dicas de RPG
Autor: Alexandre - rodrigo.b.oliveira@hotmail.com
Publicado em: 8/6/2009
E para os que não entendem, aqui vão algumas dicas...
Florestas como masmorras?!
:: Veja como incrementar sua aventura utilizando recursos naturais!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tarvon
Publicado em: 28/5/2009
Veja como incrementar sua aventura utilizando recursos naturais!
GuerraKhan: Jogo de Estratégia Medieval Online que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada!
Rei do Crime: Jogo estilo Ganster que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada! Somente para maiores de 18 anos!