Procurando por artigos de RPG? Confira as ofertas do Shopping RPG Online
Conheça o novo RPG 2ic!
Dicas de RPG
Como tratar do sexo no RPG...?
Dicas para conciliar tal assunto delicado nas aventuras...
Autor: Tay Chetta
Publicado em 22 de Novembro de 2006 às 21h03
Matéria visualizada pela N vez!
Matéria com N comentários!

Será que algum mestre com certo tempo de campanha nunca se deparou com esta questão? Ou seja, como tratar o sexo dentro do RPG de forma natural? Bem... Estamos longe de ter a verdade sobre algo, mas tentaremos dar algumas dicas para relacionar com mais tranqüilidade os personagens na Hora H!

A questão a princípio é simples, como começar e até onde ir? Vamos considerar sempre que há ao redor da mesa homens e mulheres jogando, para ser o mais abrangente possível. Então vamos lá... O jogo está rolando numa boa, todo mundo se divertindo, aí o personagem sofrido do grupo resolve ir aliviar suas dores na famosa taberna “Você que sabe”, ou então, dois personagens do próprio grupo começam a se relacionar à beira de um rio com um belo luar, as coisas começam a esquentar... Aí já foi a resposta para como começar?.. Ou seja, não há porque ter preocupação quanto a isso, basta deixar rolar, o próprio jogo de interpretação dos jogadores vai dirigir o a aventura, basta não ficar cortando toda e qualquer possibilidade com um “Ela levantou e foi embora...”

Mas e quando parar? Para responder a essa pergunta devemos analisar a questão um pouco mais a fundo, a dizer, o que realmente se quer com o sexo na aventura? Se a intenção é pura diversão, zoação, fica por encargo do grupo levar numa boa tudo; caso a intenção seja dar mais veracidade e realismo à trama ou dar continuidade à história, algo mais deve ser pensado, como por exemplo: O respeito a todos os integrantes da mesa, pois pode haver alguém que não goste um pouco de ficar ouvindo certas coisas, assim como pode haver também quem fique totalmente envergonhado; claro que na maioria das vezes, como RPGistas, todo mundo é amigo, parceiro e cabeça aberta, mas vale levar em consideração ao menos o mínimo de respeito. 

Não é preciso dizer que não há a necessidade de entrar em detalhes, muito menos nos mínimos... Não há motivo para exagerar em descrições. Porém, sexo é sexo, e não vamos tratá-lo com o pudor das religiões no RPG. Descrições claro que podem ser dadas, mas de forma mais breve e seca, há outros momentos no jogo para usufruir das descrições. Mas sabendo lidar com o assunto, pode-se brincar um pouco com ele.

Por exemplo, há a possibilidade de utilizar algum atributo da ficha do personagem (Vigor + Carisma) e fazer teste com rolagem de dados e tudo o mais para saber se a noite foi boa ou não, é só não exagerar. Pois se formos analisar em algumas aventuras, isso pode ser fundamental para o desenrolar da trama, como em conseguir aquela informação tão valiosa, conseguir moral em tal grupo, ou até mesmo, levantar a auto-estima do herói derrotado.

Bom senso é a chave. Uma última dica, é se se achar oportuno, perguntar e fazer uma rápida conversa antes do jogo com todo o grupo e perguntar o que poderia ofender ou não a cada um. Assim, desagradáveis surpresas podem ser evitadas.

Bom jogo!

Comentários
Confira agora os comentários dos Usuários:
[ 23 de Novembro de 2006 às 06h51 ]
 
Hummm, o assunto foi bem tratado de modo direito e simples, como mestre já tive momentos como esses e tem que sabe a hora de para a interpretação para não deixa o jogador/a sem graça a qual já vi acontece em uma sala do RPG2ic e isso é horrível tanto para os jogadores quanto ao mestre.
By Sorrow

[ 23 de Novembro de 2006 às 07h22 ]
 
Realmente, esse assunto exige muita habilidade e jogo de cintura para ser tratado, e como mestre, ja abordei o tema muitas vezes, algumas com suscesso e outras que causaram uma confusao dos infernos...Mas, muitas aventuras jamais seriam o que sao sem este picante tempero.Use com moderacao ^^

[ 26 de Novembro de 2006 às 02h48 ]
 
Patetico... Sinceramente, poderia haver materia sobre tema melhor... Sexo nos RPGs? Guarde isso para a vida real... Nao a dica sobre sexo em um jogo imaginario... Q dize, vc nem usa as maos! Alem do mais, falando serio, acho q grandes cenas de sexo sao usadas por mestres de calibre baixo em tentativas desesperadas de melhorar uma aventura... Basta um: Ë vcs vao para o quarto, deitam-se na cama, aproveitando uma noite de nupicias e luxuria...'. Pronto, cabo, tema abordado...

[ 3 de Dezembro de 2006 às 13h26 ]
 
Bom... Eu acho que, na questão do sexo, não há do que se envergonhar por causa de mulheres na mesa... Em um RPG tudo pode acontecer dependendo do mestre e os players devem estar preparados pra tudo... Eu sei disso porque eu já narrei um RPG desse tipo e jogadores, homens e mulheres, encararam numa boa, interpretando o máximo... Mas nunca se esquecer de algumas partes que obrigatóriamente devem ser censuradas... Aprecie com moderação...^^

[ 16 de Dezembro de 2006 às 18h30 ]
 
cousem--------
eu acho que o mestre nao tem que se humilhar e narrar a parte do sexo, so de como eles começaram , depois eu falo vcs interpletem ai como vcs quiserem mas so me conte se vcs fizeram algo muito diferente como fazer no riu ou etc
maldito fernando pervetido comeu minha filha num rpg


[ 15 de Abril de 2007 às 22h22 ]
 
Muito Boa a matéria Tay

Concordo plenamente com você.
É como você disse: ' Sabendo lidar com o assunto, pode-se brincar um pouco com ele '

E generalizar dizendo que usar o sexo numa aventura só serve pra mestres ruins tentarem melhorar suas partidas, é ridiculo. Pelo contrário, um mestre tem que ser muito bom pra se manter profissional e habilidoso em ter uma relação sexual entre um NPC e o jogador.

Obvio que um RPG com unico proposito de putaria, esse sim é sinonimo de 'necessitados' =P

Agora, um RPG maduro que aborda tematicas sexuais de acordo com o contexto/enredo do jogo, é extremamente válido

[ 24 de Julho de 2007 às 16h29 ]
 
MATÉRIA D+ Tay Chetta. E alem do+ falar é falar, não importa falar de sexo, ou do q seja.

Mayara, EU CONCORDO COM VC...

[ 28 de Julho de 2007 às 01h28 ]
 
Eu uso mas normalmete eh em cenas de romance INEVITAVEIS!!!Como por exemplo o casal esta no maior amasso na cama qnd o sutia da garota arrebenta e a camiseta cai, o namorado continua a beija-la....Então eles fazem 'amor', simples e objetivo!!!Sou mestre por enquanto(no grupo q jogo revezamos entre campanhas qm mestra) e até agora o sexo n foi tratado como um apelo, mas sim como uma forma de tornar o jogo mais 'real'...Acho q um mestre q n coloka namoro, beijo, selinho e sexo no RPG eh mais fragil, pois eu digo por experiencia propria 'Eh dificil tratar de sexo no rpg!!!'

[ 19 de Setembro de 2007 às 21h19 ]
 
Concordo plenamente,sexo nos RPGs são pra dar uma apimentada,mais nada que faça tudo girar ao redor daquela noite. eu,nas minhas poucas mestradas,nunca um casal de jogadores ou um jogador e um NPC chegaram a esse ponto.agora,se acontecer,saberei como cuidar do caso. MATÉRIA MUITO BOA!

[ 13 de Outubro de 2007 às 00h13 ]
 
Excelente post! So pra confirmar presenca...

[ 21 de Dezembro de 2007 às 18h17 ]
 
Sim, a materia é ingenua foi mais um jeito que pessoas acham que rola tipo que um sexo imaginário, o melhor é fazer é a descrição, e pensar como seu perssonagem para formar uma bela história, podendo de ir ao patinho feio até shackspear com cenas quentes, quanto mais real o jogo melhor na minha opnião. Sendo que o jogo fique legal...

Gostaria de mais matérias falando sobre a importancia de incorporação no perssonagem, para se obter uma história criativa e boa ^^

Um abraço. Feliz natal e Boas Festas

[ 3 de Fevereiro de 2008 às 02h44 ]
 
boa matéria, nunca lidei com esse tipo de tema em um RPG...
mas eh muito bom ler sobre isso.

[ 25 de Abril de 2008 às 21h06 ]
 
Matéria boa!
Um assunto polêmico dentro do RPG.
E se rolar um namoro a partir dali?
Há esses modos expostos na matéria é para ajudar, somente ajudar.
Adeus! o/' Twwing

[ 26 de Abril de 2008 às 10h29 ]
 
Um tema delicado de ser discutido não somente nos RPGs como também em todo lugar. O sexo é uma coisa que DEVE ser tratado com total cuidado, seja onde for. Mas aqui o assunto é RPG, pois bem:

Nos Termos de Uso, além de outras coisas, está bem explicado: 'É proibido utilizar os meios de comunicação disponibilizados pelos nossos produtos para: (...) e pornografia em geral.'

Todos nós sabemos que o iRPG possui desde jogadores mais 'experientes' quanto os que ainda estão começando a Interpretar, no quesito IDADE. Um grupo que tenha este segundo grupo de pessoas ( Ainda mais se forem garotas ), com certeza deverá tentar ao máximo deixar o sexo fora de questão, uma vez que NÃO DEVERIAM usar tal assunto em um jogo.
Mas digamos que o grupo seja formado por jogadores acima de 14/15/16 anos ( Não digo 18 porquê muita gente com idade inferior possui uma cabeça mais instruída e tem consciência de seus atos, tanto que a maioridade até poderia ser diminuída. Tá, isso é um outro assunto que não tem nada a ver com a matéria ). O sexo, neste caso, seria uma coisa mais 'natural' e, na minha opinião, dependendo da história do jogo como foi citado acima, poderia ser usado, sem muita descrição ( Guarde-a para o restante da Aventura. Não a desperdice em um momento que, deveria, ser raro em seu jogo e, neste caso, nem seja necessário ) para conseguir determinadas regalias.

'-- Fulano criou uma sala de Hentai Colegial. Vamos jogar?'
Agora, se o jogo for voltado única e exclusivamente para o sexo como fica entendido pelo tema da sala acima, faça sua parte: Denuncie! (^^)

Uma bela matéria.
Inserir Comentário!
Enriqueça esta matéria fazendo o seu comentário!
O Portal RPG Online está em manutenção!
Novos comentários estão desabilitados!
Links Patrocinados
Pesquise!
Procure pelo seu assunto preferido no Portal RPG Online!
O Portal RPG Online está em manutenção!
A pesquisa está desabilitada!
Dicas de RPG
Confira abaixo os 10 artigos mais recentes publicados nesta seção:
Turbinando seus mortos-vivos!
:: Um zumbi de cada vez...
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tzimisce
Publicado em: 20/8/2009
Um zumbi de cada vez...
Horror - Matéria Revisada!
:: Dicas para as suas sessões de horror!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tzimisce
Publicado em: 10/8/2009
Dicas para as suas sessões de horror!
O Psicológico de um Personagem
:: Qual a importância disso no RPG?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Dudu, Frazzatto e Godofearth
Publicado em: 28/7/2009
Qual a importância disso no RPG?
Estadunidenses? 
:: E isso lá por acaso é regra? 
Seção: Dicas de RPG
Autor: Greyheart
Publicado em: 16/7/2009
E isso lá por acaso é regra?
Como fazer da sua aventura uma lenda!
:: O que faz uma aventura ser inesquecível?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Heitor Niemeyer
Publicado em: 6/7/2009
O que faz uma aventura ser inesquecível?
E quando os jogadores se recusam a colaborar entre si...?
:: Quando jogadores que se recusam a trabalharem juntos!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Alexandre - RPGista.com.br
Publicado em: 1/7/2009
Quando jogadores que se recusam a trabalharem juntos!
Detalhando atributos: Carisma
:: Você já prestou atenção neste atributo...?
Seção: Dicas de RPG
Autor: Danielfo - http://pensotopia.com.br/
Publicado em: 12/6/2009
Você já prestou atenção neste atributo...?
Sempre a Mesma Coisa?
:: Que tal renovar um pouco e sair da monotonia? 
Seção: Dicas de RPG
Autor: Branco
Publicado em: 10/6/2009
Que tal renovar um pouco e sair da monotonia?
Interpretação. Muitos entendem, mas poucos executam!
:: E para os que não entendem, aqui vão algumas dicas...
Seção: Dicas de RPG
Autor: Alexandre - rodrigo.b.oliveira@hotmail.com
Publicado em: 8/6/2009
E para os que não entendem, aqui vão algumas dicas...
Florestas como masmorras?!
:: Veja como incrementar sua aventura utilizando recursos naturais!
Seção: Dicas de RPG
Autor: Tarvon
Publicado em: 28/5/2009
Veja como incrementar sua aventura utilizando recursos naturais!
GuerraKhan: Jogo de Estratégia Medieval Online que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada!
Rei do Crime: Jogo estilo Ganster que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada! Somente para maiores de 18 anos!