Procurando por artigos de RPG? Confira as ofertas do Shopping RPG Online
Conheça o novo RPG 2ic!
Daemon
Dragões!
Mas... o que é um dragão...?
Autor: Bruno BURP Schlatter
Publicado em 10 de Janeiro de 2009 às 00h00
Matéria visualizada pela N vez!
Matéria com N comentários!

O que é um dragão?

Responder esta pergunta parece fácil para um jogador de RPG com um mínimo de experiência - muito provavelmente você pensou em uma grande besta reptiliana que cospe fogo, ou algo parecido, certo? Na verdade, esta é uma questão muito mais complexa do que parece, e é impossível de ser resumida a algo tão simples. A quantidade e variedade de criaturas a que se convencionou chamar dragões é muito maior do que isso, apresentando seres com características muito diferentes entre si.

A palavra dragão tem origem no termo latino draco - que por sua vez já era originada do termo grego drakôn -, usado para definir grandes serpentes. Desta forma, é de se imaginar que dragões estejam bastante ligados a serpentes, e isto realmente acontece em muitos casos. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes - como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos -, e em suas formações quiméricas mais comuns, de onde se originam as imagens clássicas que temos hoje em dia, sempre há um ou outro elemento de serpentes, normalmente o corpo.

Outra característica famosa dos dragões - seu bafo mortal - também encontra um certo semelhante em algumas serpentes, que podem cuspir veneno. Embora na maioria dos dragões clássicos este tenha sido trocado por outro elemento - como ácido ou fogo -, há um paralelo interessante que pode ser traçado entre estas duas habilidades. Em diversas histórias os dragões aparecem também como seres venenosos, capazes de inocular veneno pela mordida, ou até mesmo tão venenosos e ácidos que o seu sangue fere àqueles que tentam atacá-lo.

Não se pode generalizar, no entanto, e dizer que dragões são serpentes. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é muito maior do que isso, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Por isso, tente se livrar dos conceitos estereotipados de dragões que você possui. Não, nem todo dragão cospe fogo. Nem todo dragão é inteligente e/ou possui grandes poderes sobrenaturais. Nem todo dragão possui patas ou asas. Nem todo dragão possui proporções colossais.

Esteja preparado para encontrar, a seguir, criaturas bastante diferentes de qualquer coisa que você já classificou como um dragão...

Leia este texto na íntegra! Faça o download do Netbook:
Daemon: Dragões ( ~ 634 Kbytes )

J.Maximus: Em junho de 2008, eu recebi e-mails com links para 500 netbooks da Daemon, enviados pela própria Editora Daemon. Mas em vez de apenas publicar uma simples lista com links para download, iremos publicar cada netbook em uma página diferente, aos poucos. A vantagem, é que isso vai viabilizar comentários na parte final da matéria de cada netbook, gerando uma maior troca de informações entre aqueles que apreciam este sistema de RPG!

Comentários
Confira agora os comentários dos Usuários:
[ 10 de Janeiro de 2009 às 01h05 ]
 
interessante,um bom artigo
daria pra ficar horas discutindo o que seriam dragões
e como teriam surgido na mente de pessoas s muitos anos atraz
talvez um réptil grande ou um pássaro que eles não conheciam
hipoteses não faltam

[ 10 de Janeiro de 2009 às 08h29 ]
 
Dragões diferem de sistema para sistema (RPG) e de história para história... Talvez cada história e/ou RPG tenham moldado apartir do ponto básico, a serpente, a modo de torna-los 'prórprios' daquela ou dessa história ou RPG.

Gostei da matéria, vou baixar aqui o netbook.

Abraços galera.

[ 10 de Janeiro de 2009 às 15h20 ]
 
dragões sempre foram criaturas que assustaram a mente humana, mas simplesmente eles são muito lgl(principalmente como vilões. XD)

[ 10 de Janeiro de 2009 às 16h33 ]
 

Boa matéria. ^^
Quando criança eu acreditava que só existia um tipo de dragão.
Só que com o tempo percebi que existem vários tipos.
Essa matéria é ótima para tirar essa idéia de um único tipo de dragão.
Pois tudo é relativo, até dragões. 8D

Abraços Bozo. =oD

[ 10 de Janeiro de 2009 às 23h02 ]
 
A matéria me fez lembrar de um documentário que o Discovery Channel fez alguns anos atrás sobre os dragões. Segundo ele, tais criaturas realmente existiram, na mesma época dos dinossauros, disputando alimento com os mesmos, e por aí vai...

Mesmo sendo uma 'Produção by Discovery', é difícil acreditar... xD

[ 11 de Janeiro de 2009 às 00h55 ]
 
É interessante ir atrás do documentario sobre dragÕes do Discovery Channel se não me engano, la eles supoem como deveria ser um dragão se ele realmente existisse e suas várias formas, muito bom pra quem gosta do assunto.

[ 11 de Janeiro de 2009 às 09h12 ]
 
Ja cheguei a ouvir que dragões... [sua história...raça..desenvolvimento..etc] estariam entrelaçados com assuntos da Biblia... sobre serpentes..que cruzavam os céus com pares de asas... e coisas do tipo... hehe

Podem ter certeza... Dragões envolvem um cenário muito amplo...desde RPG...até mesmo assuntos religiosos...


Abraços
Ród

[ 11 de Janeiro de 2009 às 12h13 ]
 
Srsrodinho, você está certo. Os dragões são citados na bíblia para ilustrar os inimigos do povo de Deus. Em Jó 41:18-21 são citadas algumas feras para repassar a mensagem da soberania de Deus. Uma delas tem a forma do dragão que conhecemos:

18 Os seus espirros fazem resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva.
19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
20 Dos seus narizes procede fumaça, como de uma panela que ferve, e de juncos que ardem.
21 O seu hálito faz incender os carvões, e da sua boca sai uma chama.

Isso sem falar na 'serpente voadora' de Isaías 14.29 e nos dragões do Apocalipse. Essas criaturas são usadas em sua maior parte para ilustrar terror. Por isso mesmo a maioria das histórias que conhecemos retratam os dragões como seres perversos.

Com certeza é a criatura obrigatória nos meus jogos medievais :P

[ 12 de Janeiro de 2009 às 14h18 ]
 
dragões...esse realmente é 1 tema e tanto.. tenho grande admiração por essas criaturas mitologicas que se imortalizaram nas mentes humanas.. =P

[ 13 de Janeiro de 2009 às 01h48 ]
 
Realmente magnífico. Adoro complementos sobre Dragões, ainda este suplimento interessante para o sistema Daemon. Uma cultura divina, adoro a cultura dracônica.

Abraço a todos.

~lll- By Fractius -lll~

[ 13 de Janeiro de 2009 às 20h24 ]
 
Ótima matéria, realmente muito interessante
e produtiva.
E o que me chamou mais atenção, é justamente o fato
de como explicar melhor para meus jogadores os conceitos básicos
de dragão e tirar de vez a tradicional imagem de serpente alada com garras afiadas
cuspindo o 'enxofre' do inferno.
Inclusive um jogador até se irritou quando em uma aventura um dos seus maiores aliados
teve que revelar sua verdadeira identidade, o bravo guerreiro não passava de um raríssimo dragão
metamorfo que esteve o tempo todo do seu lado para obversar e manipular seus passos
a fim fazê-lo encontrar a lendária pedra Nequifer, que todos acreditam ser apenas um concentrado de poder místico que fortalece quem o utiliza, porém a pedra Nequifer é um portal para outro mundo, no qual só poderá ser aberto por um exilado (elfo expulso de seu reino por usar magia proibida), pois o criador da mesma a fez utilizando magia proibida com magia elfica. Não sei se relatei mais Nequifer desapareceu junto com a metade da montanha onde residia depois de ter terminado de criar a pedra, e parte da vegetação da outra metade da montanha simplismente tornou-se uma gosma que cristalizou e desintegrou. Por último, todos os animais que viviam na ilha morreram de maneira misteriosa.
Não posso contar mais nada se não, por que se um dos meios jogadores verem aí entraga a aventura.

[ 17 de Janeiro de 2009 às 14h19 ]
 
O livro dos monstros de D&D traz uma boa variedade de bichos com a classificação de dragões.. um exemplo é o wyrm.

[ 19 de Janeiro de 2009 às 18h58 ]
 
Dragôes não podem ser definidos como seres perversos ou justos,dragões são criaturas que conhecem seus poderes e limites,dragões podem ser milenares ou recém-nacidos eles sempre estarão fora da compreenção dos humanos ,pois cada um é tão único quanto nós pessoas .Como já foi citado eles podem pensar ou não, fazendo deles seres imprevísiveis ,e pelo meu ponto de vista tão magníficos quanto.
Agora, em relação ao papel dele em uma parida de rpg ou conto para mim ou eles são neutros ou ajudam ,pois não faz parte da natureza deles destruir coisas ou fazer algum mal sem explicação um dragão selvagem pode ser mais violento mais mesmo assim ele sempre terá um motivo para suas ações.
Ufa até cansei... Mas o esforço vale a pena pois dragões são incríveis. Eu poderia conversar e discutir durante dias sobre eles que me sentiria dentro do meu mundo (não há uma vez que eu mestre que não haja pelo menos um dragão no meio da historia).

1º post ehhh *gira uma banderinha do brasil*(ignore)
Inserir Comentário!
Enriqueça esta matéria fazendo o seu comentário!
O Portal RPG Online está em manutenção!
Novos comentários estão desabilitados!
Links Patrocinados
Pesquise!
Procure pelo seu assunto preferido no Portal RPG Online!
O Portal RPG Online está em manutenção!
A pesquisa está desabilitada!
Daemon
Confira abaixo os 10 artigos mais recentes publicados nesta seção:
Guia de Dragões de Arton
:: A Origem dos Dragões...
Seção: Daemon
Autor: Maury Shi Dark Abreu
Publicado em: 23/1/2009
A Origem dos Dragões...
Daemon: Elfos
:: Criatura de aparência esguia, de orelhas pontudas e rosto imberbe...
Seção: Daemon
Autor: Rodrigo “Lamazuus” Linn
Publicado em: 14/1/2009
Criatura de aparência esguia, de orelhas pontudas e rosto imberbe...
Dragões!
:: Mas... o que é um dragão...?
Seção: Daemon
Autor: Bruno BURP Schlatter
Publicado em: 10/1/2009
Mas... o que é um dragão...?
Daemon - Dragon Ball Z RPG
:: Vivencie o clássico de Akira Toriyama!
Seção: Daemon
Autor: Marcelo de Matos, O Guaxinim
Publicado em: 13/11/2008
Vivencie o clássico de Akira Toriyama!
Daemon - Dossiê: São Paulo
:: Uma aventura virtual em um cenário real...
Seção: Daemon
Autor: Leandro Jocker Sousa Lopes
Publicado em: 12/11/2008
Uma aventura virtual em um cenário real...
Daemon: Dinotopia
:: Quer adicionar dinossauros à sua aventura...?
Seção: Daemon
Autor: Ivan Skady Soares
Publicado em: 11/11/2008
Quer adicionar dinossauros à sua aventura...?
Daemon: Devil May Cry
:: Cace demônios sem piedade!
Seção: Daemon
Autor: Daniel Costa Fernandes
Publicado em: 29/9/2008
Cace demônios sem piedade!
Deformações no RPG!
:: O preço do poder...?
Seção: Daemon
Autor: Rodrigo Lamazuus Lins
Publicado em: 26/9/2008
O preço do poder...?
Ataque Localizado
:: Quer ser mais específico na hora de atacar...?
Seção: Daemon
Autor: Humberto Darkman Chavez
Publicado em: 25/9/2008
Quer ser mais específico na hora de atacar...?
A Saga de um Ladino
:: Conto escrito por LyoN2K, enviado pela Daemon Editora
Seção: Daemon
Autor: Ricardo LyoN2K
Publicado em: 22/9/2008
Conto escrito por LyoN2K, enviado pela Daemon Editora
GuerraKhan: Jogo de Estratégia Medieval Online que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada!
Rei do Crime: Jogo estilo Ganster que roda diretamente no seu navegador, sem instalar nada! Somente para maiores de 18 anos!